Publicidade

As pequenas motos elétricas têm movimentado o mercado das duas rodas. Tanto é que possibilitou o retorno da Caloi Mobylette. Mas se o lançamento mexeu com a nostalgia do público em relação aos anos 80 e 90, assim como naquela época, atraiu a concorrência. A Shineray é que o diga.

Mobylette elétrica tem rival da Shineray

Em décadas passadas, a principal concorrente da Caloi Mobylette era a Monark Monareta. No entanto, as coisas mudaram desde então. Agora o produto rival é a Shineray E-Bike, uma pequena eletrificada.

mobylette elétrica da shineray

Shineray E-Bike chega para ser a rival direta da Mobylette elétrica. Chega a 45 km/h e é vista pela lei como um ciclomotor, portanto, precisa ser emplacada

Enquanto o modelo da Caloi manteve o desenho tradicional do passado, lembrando sua antiga motoneta, a marca chinesa decidiu criar um visual novo. Na verdade nem tão inédito assim… Isso porque a novidade segue a linha de modelos como a importada Super 73 S2, que no exterior dá origem a Hooligan 1.2, um modelos da aclamada marca Indian.

Publicidade

Voltando à E-Bike, apesar do visual peculiar, ela mantém o clássico conjunto de motor e pedal. O modelo tem ainda um guidão alto, enquanto o corpo da bateria simula o design de um tanque de combustível, lá também está o botão liga-desliga.

Parece um reservatório de gasolina, mas trata-se da bateria elétrica

Veja também:

Como é a ‘Mobylette da Shineray’

A Shineray E-Bike chega com pneu da marca Kender e tem freio dianteiro a disco, junto da luz frontal em LED. Essa pequena chega a velocidades de 45 km/h e possui autonomia estimada de 35 km por carga na bateria.

Publicidade
shineray tem concorrente direta da mobylette elétrica

Modelo tem ainda bagageiro na traseira

Tudo isso é possível pelo seu motor de 350 watts, junto da bateria de 48v e 10Ah. O pedal auxilia quando utilizado pelo condutor, dando aquela forcinha extra ao propulsor elétrico. Mas assim como a Mobylette elétrica, a E-Bike conta também com um acelerador.

Com isso, apesar do nome e estrutura similar a de uma bicicleta, o modelo é considerado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) como um ciclomotor. Desta forma, é necessário emplacá-la para utilizar nas ruas, e conduzi-la com CNH ou Habilitação ACC. Saiba mais sobre esse assunto no aqui.

 

Publicidade

Quanto custa a nova ‘Mobylette elétrica’

Por fim, essa pequena Shineray conta ainda com bagageiro na traseira, e tem capacidade máxima para transportar até 130 kg. A E-Bike pode ser um meio de transporte, mas também uma diversão de fim de semana e chega ao mercado com preço divulgado de R$ 8.990.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]