Publicidade

Uma nova moto automática pode pintar no mercado em breve! Isso porque a naked MT 07 deve ganhar uma versão que dispensa o uso de embreagem. Para isso, a Yamaha já trabalha em um novo sistema, confira.

Moto automática será nova MT 07?

No exterior, a Yamaha está desenvolvendo sua própria configuração de câmbio automático para usar na MT 07. Essa novidade deve eliminar o câmbio e a alavanca de embreagem à esquerda, trocando tudo isso por um conjunto de botões montados no guidão.

moto automática, MT 07

Na Europa MT 07 já mudou de visual, ganhou atualização no motor e agora deve der uma moto automática também

Além disso, um novo pedido de patente da Yamaha ilustra como seria esse sistema da automática. Tudo isso é mostrado claramente montado em um modelo construído em torno do chassi e do motor dois cilindros paralelo da MT 07.

Publicidade

A ideia não é nova dentro da Yamaha. A empresa já ofereceu um sistema semelhante YCC-S (Yamaha Chip Controlled Shifting) – que automatiza a embreagem e a mudança de marcha – na FJR1300 em 2006.

Moto automática

Moto automática da Yamaha pode ser uma nova MT 07

Contudo, desta vez a marca deve oferecer uma moto automática menor e na faixa de preços mais acessíveis que era a FJR1300. E como no exterior o motor da MT 07 move também a R7, XSR700 e Ténéré 700, seria simples aplicar a novidade a esses modelos, também.

moto automática, MT 07

MT 07 no Brasil ganhou uma pequena atualização em 2018 e seguiu no mercado com mudanças sutis no visual e alguns equipamentos

Publicidade

Veja também:

Rival do E-Clutch Honda

O novo sistema da Yamaha será um rival do E-Clutch da Honda, introduzido nos novos modelos CB650R e CBR650R na Europa. A novidade é uma opção mais acessível de aos câmbio semi-automatizados mais complexos, como o próprio Honda DCT (Transmissão de Embreagem Dual).

Moto automática, CB650R e CBR650R

No exterior o dupla CB650R e CBR650R ganhara sistema E-Clutch da Honda

Além disso, o modelo E-Clutch tem um design híbrido inteligente, mantendo a alavanca de embreagem convencional, para quando se deseja usá-la. Contudo, novidades como o E-Clutch e o futuro sistema da Yamaha ainda devem ficar restritas a Europa neste primeiro momento.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]