Uma nova moto elétrica off-road acaba de ser lançada no exterior. E ao contrário da exuberante Varg, o foco do novo modelo é o preço acessível – e não um desepenho digno das melhores motos a combustão do mercado. Confira mais.
Nova moto elétrica off-road
A marca chinesa Sur-Ron lançou no mercado internacional a nova Storm Bee F. Trata-se de uma moto elétrica off-road equipada com motor refrigerado a líquido e com 22,5 kW – ou seja, cerca de 30 cv de potência. Tudo isso alimentado pela bateria de íons de lítio de 104V/55Ah.
Com esse conjunto, a motocicleta roda até 120 km em uma velocidade constante de 50 km/h. Depois disso, é preciso ligar a moto em uma tomada comum de 120 volts e carregar o pacote de energia – em um tempo estimado de quatro horas.
Mas a velocidade máxima da Storm Bee F. chega a 110 km/h, mais para as trilhas ou até pistas, em algumas categorias. E para lidar com todos os obstáculos e aterrissagens, o modelo tem suspensão com garfo invertido de 47 mm – com ajuste de compressão e retorno. Na traseira, a off-road tem monoamortecedor totalmente ajustável, com 300 mm de curso.
Fechando o conjunto de chassis, a moto elétrica off-road tem roda dianteira de 21 polegadas e traseira de 18 polegadas. Tudo isso junto das ‘pernas longas’ da moto rende uma distância do solo de mais de 300 mm. Enquanto isso, a altura do assento chega at 939 mm. De fato, ficha técnica digna de uma boa moto off road.
Veja também:
- Quem é Damon, considerada a Tesla das motos elétricas
- Moto off road e moto trail: o que é e quais as diferenças
- Moto off road: MXF lança edição limitada de sua 2T
Preço é alto, mas a proposta é acessível…
Os críticos das motocicletas elétricas geralmente apontam para o alcance e o tempo de recarga como obstáculos à adoção em massa. Mas outro fator impede muitos possíveis adotantes desta novidade – o preço!
Nesse quesito, a nova Storm Bee F da marca Sur-Ron pretende ser a exceção a essa regra. Vendida por 8.499 dólares (pouco mais de R$ 43 mil em conversão direta) a moto elétrica off-road compete diretamente com muitos modelos motocross de 250cc movidos a gasolina.
E, apesar do preço cômodo, a empresa chinesa não economiza em tecnologia. A moto tem 3 modos (Eco, Rain, Sport e Turbo) e Controle de Tração. O modelo tem painel LCD e uma tomada USB-2.1A. Por fim, exclusivo para o mercado norte-americano, a Sur-Ron inclui também um farol intercambiável. Infelizmente, o modelo não tem qualquer previsão de vir ao Brasil.