Publicidade

As principais fabricantes de motocicletas estão apostando cada vez mais no controle de cruzeiro adaptativo gerido por radar. Essa nova tecnologia já é vista na Ducati Multistrada V4, KTM 1290 Super Adventure e a BMW R 1250 RT, por exemplo. E agora, a Honda Gold Wing deve ser a próxima moto a se beneficiar da novidade. Confira como funciona!

Como funciona o controle de cruzeiro por radar

A nova tecnologia controle de cruzeiro por radar é uma novidade de segurança ativa. Ou seja, a partir do referido radar a moto pode realizar a detecção e o alcance de obstáculos. Desta forma, junto de sensores, o motociclista e a própria motocicleta podem tomar atitudes defensivas.

Ducati-Multistrada-V4S-1-800x420

Multistrada V4 foi a primeira moto do Brasil a exibir sistema de radar – aquele pequeno dispositivo abaixo dos faróis!

Aliás, essa capacidade de detectar os veículos na frente da moto, realizar a frenagem e aceleração controlada, pode ser ajustada automaticamente. Os diferentes tipos de sistema também podem ser ajustados para assegurar que o condutor tenha mais controle sobre a máquina.

Publicidade

Essas tecnológicas unidades de radar também abrem a possibilidade de acrescentar mais características de segurança. São o caso de novidades como o Aviso de Colisão Frontal e Assistência à Frenagem em caso de emergência. Confira como o radar – instalado na dianteira e traseira – atua na Multistrada:

Radar no mundo das motos

A italiana Ducati Multistrada V4, a austríaca KTM 1290 Super Adventure e a alemã BMW R 1250 RT estão entre as primeiras motos equipadas com a sofisticada tecnologia de radar. Para estas fabricantes, a fornecedora escolhida para a novidade é a Bosch.

A Kawasaki surgiu como a primeira marca japonesa a introduzir essa tecnologia. E de forma exclusiva a marca desenvolveu sua tecnologia para a H2 SX. A Triumph também seguiu sua própria linha, e para a novidade recrutou a parceira Continental.

Publicidade

Outra marca que está seguindo o seu caminho é a Honda, que está prestes a entrar no jogo com a próxima geração da Gold Wing e Africa Twin. Uma importante novidade para os modelos de grande porte, onde o controle de cruzeiro por radar pode fazer grande diferença com a segurança ativa.

Veja também:

Controle de Radar Honda

Em alguns modelos de motos, as fabricantes tiveram que comprometer o design para permitir que o dispositivo sofisticado de radar fosse instalado na dianteira. Na Honda, ao que tudo indica, a novidade vai ficar discreta na grande carenagem, ao menos na Gold Wing.

Honda-Gold-Wing-2019-20

Luxuosa Gold Wing vai ganhar sistema de radares também!

Publicidade

Outra surpresa! A Gold Wing também deve ter um sistema de radar na traseira para o recurso de detecção de ponto cego. Lembrando que a big trail Africa Twin, assim como a Gold, também deve surgir com um painel de instrumentos mais abrangente – para acomodar os sistemas de alerta de radar.

Todas estas novidades da marca japonesa surgiram a partir de registros realizados recentemente. Agora, basta aguardarmos para conferir as novidades, que devem ser lançadas em um futuro bastante próximo.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]