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A BMW S 1000 RR é tão rápida nas pistas quanto nas lojas. Emplacando mais de 1.000 unidades/ano, o modelo se posicionou como líder isolado entre as superesportivas no Brasil. E agora tem novidades para defender a primeira colocação.

Isso porque a S 1000 RR ganhou upgrades eletrônicos e mecânicos em seu modelo 2023, incluindo novos winglets, chassi revisto e assistentes de pilotagem inéditos. Além disso, tem um dos preços mais ‘acessíveis’ da categoria. Veja como está a superbike alemã.

bmw s 1000 rr

A BMW S 1000 RR é (de muito longe) a superesportiva mais vendida do Brasil

 

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Novidades na S 1000 RR

A 1000 RR chegou ao Brasil em 2009 e está em sua terceira geração, apresentada em 2021 e aprimorada pontualmente desde então. Agora há uma série de pequenas novidades que prometem deixar o modelo ainda mais maleável em uso urbano e, principalmente, poderoso em uso extremo.

A primeira novidade está na aerodinâmica. Há novas asas frontais e laterais (que prometem até 17 kg de downforce  a 300 km/h), design da carenagem frontal inédito e parabrisa mais alto. A rabeta também recebeu novo visual.

Muito mais que adereços estéticos, novas asas têm função aerodinâmica: podem gerar mais de 17 kg de downforce na roda dianteira

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Outro destaque está nos inéditos assistentes de pilotagem Brake Slide Assist e Slide Control. Resumidamente, o primeiro é um assistente de frenagem que atua nas entradas de curvas, auxiliando nos slides. Já o segundo auxilia nas saídas de curvas, contribuindo para melhor aderência (mas ainda com certo nível de deslizamento) através do controle de tração.

Parabrisa ficou mais alto no modelo 2023

O novo chassi é a principal atualização mecânica. Ele recebeu diversas aberturas nas seções laterais, otimizando sua flexibilidade estrutural. Além disso, o motor está 3 cv mais potente. Agora entrega 210 cv a 13.750 rpm e 11,5 kgf.m de torque a 11.000 rpm.

s 1000 rr com akrapovic

Ponteira Akrapovic é padrão em todas as S 1000 RR modelo 2023. Trabalha com o motor de 210 cv e 11,5 kgf.m de torque

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Por fim, a eletrônica. Para gerenciar todos os recursos, a S 1000 RR ganhou um novo painel TFT de 6,5″ com 4 opções de layout (Pure Ride, Core Ride 1, Core Ride 2, Core Ride 3), priorizando dados específicos, como ângulo de inclinação, indicador de desaceleração, contagiros ou cronômetro de voltas. Além disso, ela mantém salvas as configurações definidas no último uso da motocicleta.

 

Vendas superesportivas (fenabrave)

Modelo 2020 2021 2022 2023 (jan-abr) Preço em 2023
BMW S 1000 RR 932 1.091 1.028 431
R$ 125.900 a R$ 169.900
Kawasaki ZX 10R 234 243 172 43 R$ 117.190
Ducati Panigale V4S 164 141 41 R$ 162.990
Suzuki GSX-1000R 144 93 40 20 R$ 117.900
Honda CBR 1000 RR 73 61 10 25
R$ 193.500 a R$ 198.500

 

Itens de série na superesportiva da BMW

No Brasil, a BMW S 1000 RR está disponível em três versões: Premium, M Package e M Carbon. Cada uma tem recursos exclusivos, mas também há muitos itens compartilhados – incluindo a ponteira Akrapovic. Veja:

Itens de série:

– ABS Pro;
– Ajuste de compressão, retorno e pré carga dos amortecedores dianteiro e traseiro;
– Amortecedor de direção;
– Assistente de partida em aclive;
– Assistente de troca de marchas pro;
– Batería de lítio;
– BMW Motorrad Race ABS;
– BMW Shiftcam;
– Brake slide assist e slide control (novidade);
– Controle de tração dinâmico;
– Corrente M Endurance;
– Iluminação full-LED;
– Imobilizador eletrônico;
– Manetes de freio e embreagem ajustáveis;
– Modos de pilotagem: rain, road, race, race pro e dynamic;
– Painel TFT de 6,5″
– Parabrisa alto (novidade)
– Sistema de conectividade

Mesmo voltada à pilotagem extrema, S 1000 segue impressionando pela maleabilidade em baixa velocidade, sem qualquer tranco, susto ou engasgo

 

Veja também:

 

O Pacote Premium tem todos esses itens e mais:

– Controle de suspensão ativa (DDC);
– Controle de velocidade de cruzeiro;
– Kit passageiro ou monoposto;
– Manoplas aquecidas;
– Manual do proprietário em português;
– Modos de pilotagem pró configuráveis;
– Monitoramento da pressão dos pneus;
– Ponteira Akrapovic com acabamento em fibra de carbono (novidade);
– Tomada USB

Corrente M Endurance é item de série em todas as S 1000 RR à venda no Brasil

 

Pacote Premium M:

– Banco M;
– Rodas forjadas;
– Pinças de freio M;
– Protetor de manete de freio;

 

Pacote M Carbon:

– Rodas em fibra de carbono;
– M Cabon Package: paralamas, capa da corrente, capa do pinhão e engrenagens laterais em fibra de carbono

Modelo é montado em Manaus, o que contribui para seu preço competitivo

 

Qual o preço da BMW S 1000 RR 2023

Interessado em levar para casa a superesportiva alemã? Então saiba que a nova S 1000 RR tem três opções de versões e quatro de cores no Brasil, partindo dos R$ 125.900:

– Premium: R$ 125.900 (cores: preta Blackstorm ou vermelha Racing Red)
– M Package: R$ 149.900 (Motorsport, tricolor)
– M Carbon: R$ 169.900 (Motorsport, tricolor).

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza