A Kawasaki começou a atuar no país vendendo motocicletas em 2008 ao abrir sua primeira concessionária do Brasil em São Paulo. Desde então, a japonesa tem grande representatividade no mercado das duas rodas, seja nas ruas ou nas pistas. Por isso, vamos apresentar as motos Kawasaki no Brasil em 2021.
Seu lineup é composto por superesportivas, nakeds, custom e até as aventureiras preparadas para enfrentar um off-road pesado. Assim, as motos estão divididas nas famílias da consagrada Ninja, linha Z, Versys, Vulcan, KLX e KX.
Dessa forma, veja a lista das motos Kawasaki no Brasil em 2021 e, mais a frente, vamos detalhar os modelos para ajudar na hora da escolha de uma moto ideal para cada estilo de pilotagem.
Motos Kawasaki 2021 |
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Modelo | Preço (Tabela Fipe) | Categoria |
Ninja ZX-10R | R$ 102.396 | Supersport |
Ninja ZX-10R KRT Edition | R$ 100.958 | Supersport |
Versys 1000 Gran Tourer | R$ 79.590 | Adventure |
Z 1000 R Edition | R$ 70.771 | Sport |
Z1000 | R$ 66.267 | Sport |
Ninja ZX-6R | R$ 62.965 | Supersport |
Versys 1000 | R$ 59.990 | Adventure |
Z900RS | R$ 59.275 | Retrô Sport |
KX450X | R$ 56.622 | Off-road |
KX450 | R$ 54.598 | Off-road |
Z900 | R$ 54.353 | Naked |
KX250X | R$ 52.610 | Off-road |
KX250 | R$ 49.412 | Off-road |
Versys 650 Tourer | R$ 48.085 | Adventure |
Ninja 650 | R$ 43.010 | Sport |
Versys 650 | R$ 43.342 | Adventure |
Vulcan S Cafe | R$ 42.120 | Custom |
Vulcan S | R$ 41.887 | Custom |
Z 650 | R$ 40.345 | Naked |
KLX450R | R$ 39.242 | Off-road |
Versys-X 300 Tourer | R$ 34.236 | Adventure |
Versys-X 300 | R$ 31.076 | Adventure |
Ninja 400 | R$ 31.807 | Sport |
Z 400 | R$ 30.154 | Naked |
KLX110 | R$ 12.747 | Off-road |
Ninja ZX-10R e sua edição KRT
O topo da nossa lista é dominado pela Kawasaki Ninja ZX-10R. A superesportiva chegou neste ano ao Brasil em sua nova geração com alterações para melhorar o desempenho e dar um upgrade na performance.
Assim, a Kawasaki manteve a base do motor, mas realizou alguns aperfeiçoamentos. O motor com quatro cilindros em linha e 998 cm³, agora entrega 203 cv a 13.200 rpm, tendo potência máximo de 213 CV com Ram Air, e 11,7 kgf.m de torque a 11.400 rpm.
Os freios e suspensões também foram atualizados. Com isso, as configurações da mola foram alteradas para ter uma melhor adaptação às características das pistas e os freios permanecem Brembo.
Contudo, na dianteira o garfo invertido de 43 mm, com tecnologia Showa BFF, recebeu uma área de fixação mais ampla no grampo triplo inferior e os tubos externos foram revisados.
Além disso, as mudanças também chegaram em seu design com a chegada de uma bolha e a modificação das carenagens para dar mais eficiência aos componentes da moto.
Por fim, para além do visual, a superesportiva vem com atualizações no sistema eletrônico, com modos de pilotagem aperfeiçoados, e ganha uma nova iluminação em LED.
Motos Kawasaki: Ninja ZX-6R
Vamos para a supersport da Ninja, a ZX-6R. Imponente, o modelo é representante no segmento das superbikes médias capaz de atingir até 275 km/h de top speed.
Assim, seu motor de 636 cm³ entrega potência máxima de 130 cv a 13.500 rpm e 136 cv com o famoso Ram Air, também presente na 10R, e seu torque máximo é de 7,2 kgf.m a 11.000 rpm.
Na suspensão dianteira a moto é equipada com garfo invertido enquanto na traseira tem a balança Uni-Trak, amortecedor a gás com reservatório piggy-back. Além disso, o conjunto tem retorno de amortecimento e pré-carga ajustáveis.
Assim como na irmã maior, o modelo também é dotado de tecnologia que fica por conta da embreagem assistida e deslizante, Quick Shifter, um seletor de modo de potência (com duas fases) e o controle de tração que tem três modos de atuação.
Kawasaki Ninja: 400 e 650
Finalizando a família Ninja, temos as esportivas 400 e 650. O modelo de maior cilindrada, a Ninja 650, vem equipada com motor bicilíndrico paralelo de 649 cm³, que produz 68 cv de potência a 8.000 rpm e 6,7 kgf.m de torque a 6.500 rpm.
Ainda no conjunto mecânico, a Ninja 650 tem uma eficiente embreagem deslizante e assistida que evita o travamento da roda traseira nas reduções bruscas. Por falar em redução, o modelo tem um câmbio de seis velocidades que faz uma boa combinação com todo o conjunto.
Já a Ninja 400 se apresenta ao mercado como uma esportiva de preço competitivo, com valor na tabela Fipe de R$ 31.807, alcançando a marca de terceira moto mais em conta da Kawasaki e uma das esportivas mais vendidas do Brasil.
Dito isso, a Ninja 400 tem um motor que não deixa a desejar através de um propulsor de dois cilindros paralelos e 399 cm³ que consegue atingir o máximo de 48 cv a 10.000 rpm e 3,9 kgf.m de torque em 8.000 rpm.
Assim como em outros modelos Ninja, a moto conta com embreagem deslizante e assistida além dos freios a disco com ABS.
Motos Kawasaki: linha Z
A linha Z da Kawasaki é encabeçada pela esportiva Z 1000. O modelo tem a tradicional embreagem assistida e deslizante, válvulas de aceleração dupla, sistema ABS e suspensão Back-Link onde posiciona o amortecedor quase no centro de gravidade da moto, ajudando na estabilização.
O motor de quatro cilindros em linha tem 1.043 cilindradas capaz de chegar até 142 cv a 10.000 rpm com o torque máximo de 11,3 kgfm a 7.300 rpm. Por fim, para complementar a linha Z, foi lançada a Z 1000 R Edition que oferece cores especiais e um upgrade em componentes.
Z 900 e Z 900 RS
A Kawasaki não economizou na Z 900. Além do controle de tração KTRC (Kawasaki Traction Control) utilizado em outros modelos da marca, o modelo conta com mapas de potência (Power Mode).
Esses sistemas são combinados em quatro modos de pilotagem: Sport, Road, Rain e o Rider. Esse último modo de pilotagem possibilita que o piloto personalize a condução.
O motor é de quatro cilindros em linha, DOHC de 16 válvulas, arrefecido a líquido e com 948 cm³. O conjunto gera 125 cv a 9.500 rpm e 10,1 kgf.m, a 7.700 rpm. Assim, a potência de motor é combinada ao design mais agressivo ligado a toda sua iluminação em full LED.
No entanto, mesmo com nomes parecidos, o visual da Z 900 e da Z 900 RS são bem diferentes. A versão traz uma pegada retrô que relembra o estilo clássico do Z1 lançado nos anos 70 pela Kawasaki. Assim, sua característica minimalista é completada pela ausência de carenagem.
Nakeds da linha Z
A Z 650 vem equipada com o conhecido motor da Ninja 650 e possui uma boa dirigibilidade para as áreas urbanas como também potência para pegar a estrada. O painel em TFT colorido tem 4,3 polegadas o design não nega que pertence a linha Z, com traços mais agressivos e estilo minimalista.
Enquanto isso, a Z 400 também traz elementos da Ninja 400 como o motor e a embreagem assistida e deslizante. O seu visual é similar ao da Ninja H2 e o seu painel de instrumentos tem uma tela multifuncional em LCD.
Kawasaki Versys
As motos do modelo Versys apresentam versões topo de linha para o motociclista que pretende investir em uma moto com opcionais que garante um maior conforto em viagens como bagageiros e protetores. As Versys topo de linha se apresentam como Tourer ou Grand Tourer.
A Versys 1000 tem um motor de 1.043 cc com quatro cilindros em linha com refrigeração líquida que gera uma potência máxima de 120 cv a 9.000 rpm e o torque alcança 10,4 kgfm a 7.500 rpm.
Já a Versys 650 é uma big trail ágil, versátil e confortável com suas rodas de 17 polegadas em liga leve que permitem o uso misto. Assim, o motor de refrigeração líquida tem dois cilindros paralelos de 649 cilindradas com potência máxima de 69 cv a 8.500 rpm e seu torque pode chegar a 6,5 kgfm a 7.000 rpm. O modelo tem ajuste para entregar potência justa na faixa de baixa a média rotação.
Por fim, a Versys-X 300 é o modelo de entrada da família Versys. A aventureira tem o preço de mercado cotado em R$ 31.076 e um motor de dois cilindros paralelos de 296 cc, DOHC, 8 válvulas, que desenvolve 40 cv a 11.500 rpm com torque máximo de 2,6 kgfm a 10.000 rpm.
Linha Custom
O verde e as carenagens são marcas registradas das motos Kawasaki. Contudo, se você pretende comprar uma Custom, a marca apresenta a Vulcan como uma opção.
A Vulcan S e a Vulcan S Café partilham do mesmo motor bicilíndrico presente na Versys 650 e na Ninja 650. Além disso, as duas versões da Vulcan possuem componentes iguais como conjuntos óticos, chassi, suspensões, freios, guidão e painel de instrumentos.
O que entre as duas versões são cores diferentes disponíveis e componentes premium Vulcan S Café como para-brisa dianteiro em tom fumê.
Motos Kawasaki para enduro e off-road
A família KLX é composta pela KLX 450R e a mini moto KLX 110, duas motos preparadas para enfrentar o on-off road.
A KLX 450R tem seu motor monocilíndrico de quatro tempos, DOHC 4 válvulas e 449 cilindradas. A suspensão dianteira tem garfo telescópico invertido enquanto a traseira é equipada com Uni-Trak com compressão, rebote e pré-carga ajustáveis.
Enquanto isso, a KLX 110 tem um motor quatro tempos monocilíndrico de 112 cilindradas. No entanto, seu chassi compacto combinados aos seus 76 quilos podem gerar uma boa diversão na estrada de terra.
KX e as verdinhas em competições
A linha KX é composta pelas KX 250, KX 250X, KX 450 e KX 450X. Os modelos são consagrados nas pistas de competição e a KX 250 coleciona vitórias no AMA motocross com seu motor quatro tempos de 249 cilindradas.
A versão 250X vem com protetor de motor na parte de baixo, capa protetora na bomba d’água e protetor de disco traseiro.
Contudo, para quem precisa de mais potência, tem as motos Kawasaki KX 450 e a KX 450X. O modelo KX450 representa o carro-chefe da linha KX na Kawasaki, pois seu motor quatro tempos de 449 cc possui aumento de desempenho, nova embreagem hidráulica e guidão renthal fatbar.
A versão X da 449 cilindradas traz diferenciais como o protetor de disco traseiro. Por fim, os quatro modelos possuem o modelo o controle de largada KLCM (Kawasaki Launch Control Mode), que permite o ajuste através de um acionamento de botão do mapa de potência dando tração em pisos de baixa aderência.