Publicidade

No Reino Unido empresas parecem estar desincentivando o uso de motos. Essa situação foi relatada e está sendo averiguada pela Federação Britânica de Motociclistas (BMF). Confira o que está acontecendo no continente europeu.

Empresas querem proibir o uso de motos

O uso de motos em viagens de trabalho, ou mesmo em deslocamentos diários, está na mira de empresas no Reino Unido. Segundo a organização não governamental Federação Britânica de Motociclistas, existem locais que estão desencorajando diretamente o uso de motocicletas pelos seus funcionários.

motos-clássicas-passeio-triumph-2

Empresas querem proibir, de forma velada, o uso de motos por seus funcionários

Até o momento, não existe lei que impeça os trabalhadores de chegar ao local de trabalho de moto. Contudo, para deslocamentos de reunião, visitas a clientes e demais situações, o funcionário não está sendo autorizado a ir com sua própria moto.

Publicidade

Entretanto, curiosamente, nos mesmos locais, funcionários estão autorizados a usar o seu carro particular. Contudo, alguns relatos vão além… Segundo a Federação, existem empresas que solicitam que seus colaboradores não utilizem a moto sequer em seus deslocamentos diários.

Veja também:

O que está acontecendo? 

Aqui no Brasil, segundo um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), as motos já representam mais de 50% dos acidentes graves no país. Embora na Europa os índices não sejam tão alarmantes, ainda chamam a atenção – sobretudo – das empresas…

Ainda em 2015, países como França, Espanha, Alemanha e o Reino Unido apresentavam número de mortos acima da média europeia. Contudo, no Reino Unido os motociclistas representavam apenas 1% do tráfego viário, mas correspondiam a cerca de 20% das mortes no trânsito.

Publicidade

Mesmo no Reino Unido, percentagem de acidentes envolvendo motos chama atenção de empresas

Considerações como esta podem estar por trás do desestímulo ao uso de motos por parte das empresas. A BMF não relata os motivos desta aversão às motocicletas, contudo, busca saber até que ponto as empresas estão interferindo na livre opção de utilizar as motos no dia a dia.

Desta forma, no Reino Unido a entidade está atualmente aberta para receber e conferir reclamações a respeito do assunto. E aqui no Brasil, você já foi desincentivado a utilizar a moto por parte do seu trabalho?

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]