Publicidade

Se você curte motos incríveis, raras e especiais, fique atento à dica. Aqui vamos apresentar um espaço interessante, perto de São Paulo e que pode ser visitado gratuitamente, sem sequer a necessidade de agendamento prévio. O assunto da vez é o museu de motocicletas da Honda.

Batizado de Honda Fun Club, o atrativo conta um pouco da história de sucesso que a marca vem escrevendo no Brasil ao longo dos últimos 46 anos. Ele está localizado em Indaiatuba (SP, a 100 km da capital paulista), junto do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e reabre ao público no próximo sábado, 22 de outubro.

motos incríveis no museu da honda

Museu da Honda tem quase 70 motos, que contam a história da marca no Brasil. Espaço tem visitação gratuita

 

Publicidade

Museu Honda, casa de motos incríveis

O museu estava fechado em virtude das restrições da pandemia, mas agora irá voltar a receber visitantes normalmente. As visitas acontecem sempre em sábados, das 9h às 16h e não requerem agendamento. Basta chegar e curtir.

Ao todo há 68 motos expostas no local, desde modelos raros até estrondosos sucessos de vendas. E aqui separamos 7 motos incríveis, raras nas ruas, que valem a visita.

 

1 – Primeira Honda CG 125

É um clichê, mas impossível não começar esta lista de motos incríveis para curtir no museu da Honda sem a primeira de todas, a CG 125 de 1976. O modelo marcou o início da operação da fábrica no país e logo se tornou um sucesso de vendas, chegando ao posto de moto mais emplacada do Brasil – posição que a CG mantém até hoje. Essa primeira geração, repleta de cromados, esteve nas lojas de 1976 a 78 e vendeu mais de 46 mil motos.

Publicidade
museu tem motos incríveis da honda

CG 1976, que inaugurou as operações da marca no país, é xodó no museu da Honda

 

2 – NX 150, a moto de Ayrton Senna

Produzida de 1988 a 1993, a NX 150 ficou famosa por ser a primeira moto do país com carenagem integrada ao tanque. E também pelos muitos roles nas mãos do piloto de F1 Ayrton Senna. O paulista usava o modelo em seus deslocamentos quando estava no Brasil e foi flagrado com a vermelhinha em inúmeras ocasiões. Ele apreciava a agilidade e simplicidade do projeto.

A NX 150 era versátil, boa de pilotar, tinha carenagem integrada ao tanque e partida elétrica. Mas ficou famosa memso por ser a moto preferida de Ayrton Senna em seus roles no Brasil

Publicidade

 

3 – CB 450 de Nelson Piquet

Falando em motocicleta de piloto campeão de F1, impossível não citar a CB 450 Nelson Piquet quando o assunto são motos incríveis. O modelo foi criado para celebrar o então bicampeonato na categoria e era marcado pelo visual nas cores da equipe Williams Honda, representada pelo brasileiro. De quebra, tinha a assinatura do piloto na lateral. Oferecida por apenas 2 meses e limitada a pouco mais de 300 unidades, tornou-se uma das motos mais raras e cobiçadas do mercado nacional.

cb 450 nelson piquet é uma das motos incríveis da Honda no Brasil

Eis uma das motos mais cobiçadas da Honda no Brasil: CB 450 Nelson Piquet foi produzida por apenas 2 meses e pouco mais de 300 unidades deixaram a fábrica

 

4 – O desconhecido Spacy

Com visual digno de filme de ficção científica dos anos 1980, rodas pequenas, bagageiro e freio traseiro com pedal no assoalho, o Spacy um dos modelos menos lembrados e mais curiosos já vendidos pela Honda no Brasil. Oferecido décadas antes do boom dos scooter por aqui, o modelo ficou nas lojas apenas de 1993 a 1994 e vendeu somente 2.200 unidades.

Lead? Que nada! A Honda já apostava nos scooter muito antes disso. Este é o Spacy

Veja também:

 

5 – A raríssima Gold Wing 40 anos

Seguimos a lista de motos raras com um pensada para ser exclusiva. Lançada em 2015, a Gold Wing 40 anos foi uma edição especial produzida da grande touring. Numerada, tinha costura, detalhes nos assentos e pinturas personalizados. Além disso, trazia o belo pacote da Gold na época, com motor de 6 cilindros, cruise control, sistema de som, conexão USB e parabrisa e farois de altura reguláveis.

A super especial (e hiper exclusiva) Gold Wing 40 anos também está exposta no Museu da Honda

 

6 – Motos incríveis: vencedora do SuperBike Brasil

Esta é para quem gosta de competições. A CBR 1000 RR usada pelo piloto Eric Granado em seu bicampeonato no SuperBike Brasil faz parte das motos incríveis que podem ser vistas no museu da Honda em Indaiatuba. A moto 2018 é baseada na Fireblade padrão, mas conta com uma série de pequenos ajustes para o uso exclusivo nas pistas, como troca da carenagem, reposicionamento de pedaleiras e retirada de componentes para alívio de peso.

A moto usada por Eric Granado no bicampeonato do Superbike Brasil, em 2018, também pode ser vista gratuitamente

 

7 – Motos de rali HRC

Outra raridade do Fan Club Honda é uma CRF 450 Rally 2013, ano em que a moto ganhou uma nova geração por completo. O modelo é usado pelos pilotos da Honda Racing Corporation em inúmeras competições off road mundo afora e, entre muitos outros, garantiu vários títulos no Sertões. Ela é construída sobre a CRF 450X, mas recebe uma série de alterações para maximizar seu desempenho em ralis.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza