Publicidade

A Yamaha R1 surgiu em 1998. O modelo nasceu ajudado pelas conquistas do piloto Valentino Rossi e do ‘Team Blue’ no campeonato da MotoGP e, ao longo dos anos, angariou seguidores fiéis. E agora ela pode agora ganhar uma edição especial – e merecida – de 25 anos.

Yamaha R1 pode ganhar edição histórica

A Yamaha não revelou nenhum plano para comemorar o marco de um quarto de século da YZF-R1. No entanto, documentos de registro reforçam a ideia de que a marca lançará uma nova variante especial da esportiva em 2023.

Yamaha R1 1998

Yamaha lançou a esportiva R1 originalmente em 1998

Isso porque, ainda durante junho, uma listagem da Federação Internacional de Motociclismo apresentou a sigla ‘YZF1000W’. O documento categoriza a YZF1000W como um modelo de 998cc e quatro cilindros “Road race” (de corridas) dentro da Recognized Competition Vehicles.

Publicidade

Considerando que a designação YZF600W trata-se da YZF-R6 Race – uma moto apenas para pista – é seguro assumir que vem uma nova versão da Yamaha R1 preparada para  corrida. O mistério agora é se um novo modelo exclusivo de pista impacta na linha da moto em produção no exterior.

Veja também:

Young Machine realizou projeções de como poderia ser nova R1 Edição 25 anos

Modelo ganhou asas em projeção no Japão

Aproveitando os rumores sobre a nova Yamaha R1, a publicação japonesa ‘Young Machine’ realizou projeções. Segundo os japoneses, a esportiva pode ganhar asas aerodinâmicas em versão histórica de 25 anos.

Publicidade

Na edição de outubro da revista, no exterior, o modelo foi imaginado com uma renderização digital. A moto foi reproduzida com aletas aerodinâmicas (asas) inspiradas no protótipo de corridas da MotoGP.

yamaha r1 azul

A Yamaha R1 teve uma vida longa no Brasil, onde chegou logo após o lançamento mundial em 1998. Só a última geração que nos abandonou cedo, vítima do preço elevado, em 2016

Enquanto isso, a pintura é inspirada diretamente na YZF-R1 de 1998. São tons de branco e vermelho e até o logotipo YZF com estilo dos anos 90 – ao longo da carenagem lateral. Ou seja, um show à parte e que cairia muito bem como uma edição de 25 anos.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]