A mobilidade urbana está em transformação. Num mundo conduzido por restrições a poluentes cada vez mais severas, as motos elétricas ganham espaço rapidamente, assumindo um papel de protagonismo como alternativa à combustão. Mas e se, ao invés de elétricas, a moto a vapor fosse considerada como opção aos modelos a gasolina?
Num mundo de motos elétricas, uma moto a vapor!
Claro que esta não é uma pergunta séria, afinal, o mundo movido pela força do vapor ficou no passado. Além disso, uma série de dificuldades técnicas minariam a viabilidade de uma moto a vapor que fosse econômica, confortável e potente o suficiente para ser produzida em longa escala. E há questão ambiental, claro. Mas nada disso impediu um engenheiro de criar este interessante projeto que vimos aqui.
O russo Lyokha Romantik desenvolveu uma moto a vapor na garagem de casa. Ele vive em Tolyatti, cidade próxima da divisa com o Cazaquistão, e iniciou seu trabalho a partir de sucata. O resultado ficou tão inusitado quanto incrível! O funcionamento realmente lembra uma locomotiva, reproduzindo seu som característico e exibindo o funcionamento de tração que ficou famoso nos trens.
E antes que você se desespere com a fumaceira, calma. Ao invés de carvão, o criador optou por alimentar a exótica moto com água, usando um reservatório de 27 litros que fica onde geralmente encontramos o motor nas motos a combustão. Mas que faz uma fumaça danada, faz! Veja o resultado no vídeo.
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Fazendo fumaça a 60 km/h
Lyokha tem um canal no YouTube onde mostra detalhes de seus trabalhos, exibindo os bastidores de criação deste projeto – e de outros tão doidos quanto. Apesar disso, não deixou claro dados técnicos da moto a vapor.
Porém, sabe-se que o motor gera cerca de 2 cavalos de potência, suficientes para atingir 60 km/h de velocidade final. Já a posição de pilotagem remete às motos custom, com peito aberto e pés avançados. E tem uma buzina, também. Duas, na verdade. Uma no estilo bicicleta, no guidão, e outra auxiliada por vapor, novamente remetendo aos trens.
Como o esperado, a moto a vapor não é exatamente uma referência em suavidade e baixa vibração. Tampouco em praticidade. Para abastecer, é preciso despejar a água no reservatório e então fechá-lo com a ajuda de uma chave de boca. Depois, acender a chama manualmente e esperar que ela inicie o processo de ebulição da água, que irá gerar a pressão necessária para mover o sistema – e as rodas. Veja como é ‘simples’ no vídeo abaixo.
E você aí, com medo de, num futuro breve, ter de ficar parado ao lado de uma tomada enquanto sua moto elétrica carrega.