Publicidade

As marcas de motos da Índia estão conquistando espaço rapidamente ao redor do mundo. Inclusive no Brasil, onde já temos operações oficiais de Royal Enfield e Bajaj – além disso, devemos ver a TVS por aqui em breve. E são todas marcas gigantes, habituadas ao mercado exportador.

Mas e quando falamos no mercado doméstico, surge uma dúvida. Qual marca de motos indiana é a maior dentro da Índia? Se você achou que era uma das três citadas, errou. Se pensou que era a líder global Honda, está igualmente equivocado.

A marca de motos que domina a Índia

Em 2023, a Hero MotoCorp manteve a posição de líder do mercado da Índia, com participação de mercado de 32,2%. Para isso, a gigante vendeu mais de 5 milhões de unidades apenas no mercado doméstico. Vale lembrar que mais de 15,5 milhões de motos foram comercializadas no país ao longo do ano passado.

Hero, a gigante marca de motos da índia

Nada de Bajaj, TVS ou Royal Enfield. Ou de Honda. A marca de motos que domina a Índia é a Hero

Publicidade

O segundo lugar ficou com a Honda, com 26,5% de participação e 4,1 milhões de motos. A partir do terceiro posto há um degrau maior, que isola as duas principais marcas das demais. Assim, na sequência há Bajaj Auto (15%; 2,4 milhões de motos), TVS Motor Company (14%, 2 milhões) e Royal Enfield (7,6%, 1,1 milhão). Suzuki, Yamaha, KTM, Jawa e Benelli que ocuparam as posições restantes.

 

A poderosa marca de motos Hero

Durante vários anos, a Hero tem sido a marca de motos líder, com mais de 30% de participação de mercado na indústria do seu país. A empresa oferece mais de 20 modelos na Índia e exporta diversas motocicletas para fora do país.

Hero é a maior marca de motos da índia

A Hero aposta em vários segmentos e também investe em competições. Foi a primeira marca indiana a participar do rali Dakar

Publicidade

Entretanto, o mais curioso é que inicialmente, a empresa era conhecida como Hero Honda. Isso porque, a fabricante nasceu em 1984, como uma joint venture entre a Hero Cycles da Índia e a Honda do Japão.

Durante a década de 1980, a fabricante apostou em motocicletas populares na Índia e em 2001 já figurava como uma das maiores fabricantes. Apesar disso, grande parte da tecnologia nas motos da então Hero Honda – por quase 26 anos – (1984–2010) veio da contraparte japonesa.

Porém, em dezembro de 2010 o conselho de administração decidiu encerrar a joint venture com a Honda. Sozinha, a Hero seguiu crescendo. Ainda em 2020, a empresa já tinha capacidade anual para mais de 9 milhões de unidades em suas 8 unidades fabris.

Veja também:

Publicidade

Como é o mercado da Índia?

O mercado indiano de motos viveu um crescimento significativo em 2023, com vendas totais atingindo 15.505.574 unidades, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. Este crescimento atribui-se a fatores como o aumento da urbanização e uma preferência crescente pelo transporte pessoal.

marca de motos com fábrica na índia

A Hero é atualmente também a segunda maior marca de motos do mundo, atrás apenas… da Honda

Segundo os indianos, o mercado continuará crescendo nos próximos anos. Além disso, a crescente popularidade das motos elétricas no país deve contribuir para o crescimento deste novo nicho de mercado por lá.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]