Publicidade

Aparentemente, a Honda está desenvolvendo um motor superalimentado, baseado no dois cilindros da série 1100, que pode ser usado na Africa Twin! Entenda mais sobre a novidade, que pode dar fôlego extra à aventureira e também aos demais modelos da família, incluindo a custom Rebel e a touring NT 1100.

Nova Africa Twin turbinada de fábrica?

Os motores sobrealimentados (supercharged) são amplamente difundidos na engenharia automotiva. Mas ao contrário do passado, agora a redução é a palavra-chave, ou melhor, o “downsizing”. Uma solução que permitiria menos deslocamento, menos consumo – mas não menos desempenho!

registro africa twin supercharger

Africa Twin supercharged foi vista em recente registro de patente

Nesse sentido, não chega a ser surpresa os pedidos de patente da Honda onde apareceram uma Africa Twin superalimentada. Nos registros, é possível ver um projeto onde o ar de admissão flui através de um sistema de tubulação, em direção a um compressor.

Publicidade

Com essa sobrealimentação, a Honda poderia dispensar aumentos adicionais no deslocamento deste motor de dois cilindros. Isso porque, com 1.084 cc, o motor da Africa Twin 2023 já tem potência nominal de 102 cv e o torque máximo de mais de 10 kgf.m. E com um supercharger, esses valores poderiam ser aumentados significativamente!

africa twin vermelha

Supercharger poderia dar mais potência e economia para o motor, sem aumentar o seu tamanho

Veja também:

Onde veremos e quando chega a novidade?

No setor de motocicletas, os motores turbo tiveram uma breve investida, ainda na década de 1980. Nessa época, conceitos foram vistos repetidas vezes em estudos ou modelos de pequenas séries. Curiosamente, apenas exemplos raros como a Kawasaki H2 com supercharged se tornaram sucesso na produção em massa até agora…

Publicidade
kawasaki h2 r

Kawasaki H2 é um dos poucos exemplos de motos sobrealimentadas que atingiram bom desempenho comercial. Até agora…

Então, se a Honda está desenvolvendo um motor superalimentado, baseado na CRF 1100 L Africa Twin, outras motos também podem surgir com a novidade. Essa tecnologia poderia ser transferida para motocicletas movidas pelo mesmo motor, como a NT 1100 tourer e CMX 1100 Rebel e a Hawk 11. Também não vamos esquecer que a BMW já estuda um sistema semelhante para sua nova big trail GS 1300.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]