Publicidade

Parece que a icônica CB 400 está pronta para um relançamento no exterior! A naked Honda apaixonou multidões ao unir o visual clássico com o temperamento do motor de 4 cilindros em linha, ao melhor estilo CB 1300 Super Four. E agora ela pode ser modernizada, com direito até a novíssima embreagem automática.

Nova CB 400 pode ser relançada

Desde que a Honda deu sinais de intenção de lançar uma nova CB 400 Super Four, os amantes da marca japonesa estão empolgados. O modelo icônico tem uma profunda ligação com os motociclistas das décadas passadas.

CB 400

Publicação japonesa Webike criou renderizações de como poderia ser a nova CB 400

No entanto, hoje os rumores dão conta que um novo modelo CB 400 seria restrito ao Japão, onde a marca já tem a NX 400 e CBR 400R. Em função disso, a mídia japonesa especializada já realizou renderizações de como poderia ser a moto e também como deveria ser o seu conjunto.

Publicidade

Veja também:

CB 400

CB400 seria destinada ao Japão, mercado onde as motos de 400 cilindradas tem tradição

Embreagem automática?

Segundo a imprensa japonesa, caso a CB400 venha a ser relançada no Japão, o modelo poderia ganhar alguns itens modernos da Honda. A moto poderia chegar com a nova tecnologia de embreagem eletrônica, Honda E-Clutch.

Essa novidade foi lançada recentemente nos novos CBR 650R e CB 650R, na Europa. O E-Clutch é um sistema de controle automático de embreagem, mas que opera em transmissões convencionais.

Publicidade
CB 400

Na prática, a embreagem E-Clutch torna o uso da manete ‘opcional’. Ela continua no punho esquerdo, mas é possível trocar as marchas sem usá-la

Ou seja, o E-Clutch é um sistema diferente das nossas conhecidas Biz e PCX. No caso da Biz, a embreagem é acionada pelo próprio pedal de câmbio, não existindo a alavanca no punho esquerdo. Já na PCX o sistema é o CVT, que não tem efetivamente uma embreagem convencional.

Enquanto isso, no novo sistema da Honda há a manete esquerdo na moto, mas oferece a opção de automatizar as trocas de marchas. Ou seja, acionar a embreagem se torna ‘opcional’, não interferindo nas trocas. E aí, gostaria de ver uma nova CB400 com embreagem automática também no Brasil?

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]