Publicidade

Um scooter Yamaha que fez história aqui no Brasil ganhou novidades no Japão. Estamos falando do pequeno Jog, que segue vivo e sendo renovado na terra do sol nascente. Sentiu saudades do simpático modelo de 50cc? Então veja como ele está hoje!

Scooter Yamaha ganha novidades no Japão

Dando continuidade à imagem esportiva do pequeno Jog 50cc, um novo scooter Yamaha chega ao mercado japonês no próximo dia 28 de novembro. Estamos falando do novíssimo Jog 125 – que virá apostando o custo-benefício, mas mantendo a imagem do modelo.

scooter yamaha barato - jog 125

O motor é completamente diferente e há mais tecnologia, mas este design não nos engana: é um Yamaha Jog!

O novo scooter será equipado com um motor monocilíndrico OHC de 2 válvulas, refrigerado a ar “BLUE CORE” de 124cc. E quatro tempos, claro. Um propulsor equipado com o sistema SMG (Smart Motor Generator) que elimina a necessidade de um motor de arranque convencional.

Publicidade

Segundo a Yamaha, o conjunto entrega potência máxima de 8,3 cv  a 7.000 rpm e torque de 0.9 kgf.m a 5.000 rpm. O tanque tem capacidade de apenas 4 litros, suficiente para desfrutar de uma autonomia de cerca de cerca de 200 km, uma vez que ele promete fazer 50 km com um litro de gasolina.

scooter yamaha jog 125 - painel

Simplicidade do modelo está presente em muitos itens, incluindo o painel totalmente analógico. Assim ele consegue ser um dos scooter mais baratos do mercado japonês

 

Scooter Yamaha leve e barato

A novidade pesa somente 95 kg e tem quadro do tipo underbone. A altura do assento é de 735 mm, sendo o mais baixo entre os atuais scooters de 125 cc da marca. Os freios são a tambor nas duas rodas, com sistema “UBS (Unified Brake System)” – semelhante ao (CBS), mas neste caso somente com travões de tambor.

Publicidade

E o preço? No Japão o novo Jog 125 será vendido por 255.200 ienes – mais de R$ 9 mil em conversão direta -, fazendo dele uma das opções mais acessíveis do mercado local.

Apesar de pequeno, Jog 125 tem espaço para capacete aberto. E também é econômico, prometendo fazer 50 km/litro

Veja também:

Yamaha Jog no Brasil 

O scooter Jog 50 foi lançado pela Yamaha em 1983 na Ásia. Em 1986 o modelo ganhou o mundo, sendo disponibilizado em países como os Estados Unidos. Mas foi somente em 1992 que o pequeno chegou ao Brasil.

Publicidade
scooter yamaha - antigo jog

Lançado nos anos 1980, o Jog 50 levou dez anos para chegar ao Brasil. Como o público local ainda tinha preconceito com os pequenos automáticos o modelo durou pouco por aqui

Era um lançamento e tanto! O modelo era muito leve, com pouco mais de 60 kg, e ágil com seu câmbio automático do tipo CVT. Um pacote satisfatório, mesmo equipado o motor monocilíndrico de apenas 49 cm³, 2Tempos, arrefecido a ar – que entregava 6,3 cv e 0,67 kg.m de torque.

Mas apesar de inovador, o modelo não conquistou o público brasileiro, que ainda via os scooter com muito proconceito. E assim o Jog 50 saiu de linha em 1999. Na época, o mercado voltou suas atenções para os modelos CUB com rodas maiores, como a Honda C-100 Dream, lançada em 1993, e também a Yamaha Crypton, de 1997.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]