- Nota do Editor: Em 16/8/2019, mais de um mês após a apresentação da nova CRF 1000L Africa Twin e sua versão Adventure Sports, a Honda informou que os dados de potência e torque estavam errados, informando que o modelo que é montado no Brasil terá 88,9 cv a 7.500 rpm e torque de 9,5 kgf.m a 6.000 rpm. Os dados informados anteriormente se referiam ao modelo fabricado para o mercado europeu.
Vamos direto ao ponto. A Honda sabe que errou ao lançar a Africa Twin lá no final de 2016 com preço muito alto e oferecendo menos do que as concorrentes diretas. Agora a marca faz um “mea culpa” e apresenta a moto completamente modernizada, com motor mais forte, novas versões e, principalmente, um “pacotaço” eletrônico de funcionalidades. É praticamente um relançamento da bigtrail com o objetivo de fazê-la decolar definitivamente. Pelo que vimos na apresentação estática da nova Africa Twin, as chances de sucesso são altas, mas exigem grande esforço de marketing.
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Não há qualquer dúvida quanto a capacidade dela em oferecer ótimo desempenho. Entretanto, o que deixou a CRF 1000L Africa Twin no limbo do segmento foi o preço, fora da realidade. Tanto isso é verdade que a nova Africa Twin 2020 vem por R$57.990 na versão de entrada, que oferece muito mais do que aquela moto de 2016, que custava R$64.900 em versão única. E contra números não há argumentos. Veja o total de motos vendidas em 2017 e 2018 das bigtrail (acima de 800 cc):
- BMW R 1200 GS: 5.668 motos
- Triumph Tiger 800: 5.372 motos
- BMW F 800 GS: 2.112 motos
- Honda Africa Twin: 1.157 motos
- Suzuki V-Strom 1000: 1.055 motos
Africa Twin: mais potência
A nova Honda CRF 1000L Africa Twin tem agora a versão Adventure Sports e cada uma delas possui o modelo standard e o Travel Edition, que adiciona equipamentos para aventuras e viagens, como proteções tubulares, cavalete central, malas laterais e top case. Assim, a Honda mostra na prática quatro versões da moto, todas com o mesmo motor e o pacote de funcionalidades eletrônicas. A nova versão Adventure Sports traz ainda suspensões com 20 mm a mais de curso, tanque de combustível com capacidade de 24,2 litros e o para-brisa maior.
O modelo europeu ganhou 4 cv a mais em relação à versão anterior (94,5 cv ante 90,2 cv), fruto de uma caixa de filtro de ar maior e novo sistema de escapamento, duas alterações que melhoram a potência e a sonoridade da motor. Mas a versão brasileira tem 6 cv a menos por causa da legislação de ruídos. Mas o que foi decisivo nesse upgrade foi a adoção do acelerador eletrônico TBW (Throtlle By Wire), que permite agregar os três modos de pilotagem e amplia a capacidade do sistema de controle de tração HSTC – Honda Selectable Traction Control – para sete níveis.
Outro aperfeiçoamento na versão 2020 da Africa Twin é a bateria de lítio-íon, que contribuiu para uma redução de peso de cerca 2,3 kg. Claro, toda a adição de eletrônica fez mudar o painel de instrumentos do modelo, com uma tela retangular LCD que traz múltiplas informações.
Veja as principais novidades da CRF 1000L Africa Twin 2020:
- Motor com 88,9 cv (90,2 cv na versão anterior) para adequar-se à legislação de emissão de ruídos
- Sistema de admissão e escape para melhores respostas em médias rotações
- Bateria de lítio-ion, 2,3 kg mais leve e com maior durabilidade
- Quatro modos de pilotagem com diferentes níveis de entrega de potência, torque, freio motor e controle de tração (HSTC):
- TOUR – Potência total, freio motor médio e HSTC muito atuante
- URBAN – Potência média, freio motor médio e HSTC muito atuante
- GRAVEL – Potência mínima, freio motor mínimo e HSTC muito atuante
- USER – Piloto determina (e salva) a sua combinação preferida entre potência, freio-motor e o controle de tração
- Sete níveis de ajuste do Controle de Tração (HSTC) – Honda Selectable Torque Control, ou desligado
- Dois níveis de ajuste da altura do assento
- Acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire
- Equipamentos e funcionalidades adicionais na versão Adventure Sports:
- Suspensões de maior curso (2 cm a mais)
- Altura mínima do solo maior (2 cm a mais)
- Assento plano maior – mais conforto
- Carenagem e para brisa ampliados – mais proteção
- Tanque de combustível maior (24,2 litros)
As cores disponíveis são o vermelho e preto fosco para a CRF 1000L Africa Twin e branco perolizado para a CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem e a moto estará disponível aos consumidores em agosto de 2019. Confira os preços públicos sugeridos:
- CRF 1000L Africa Twin: R$ 57.990
- CRF 1000L Afica Twin Travel Edition: R$ 66.990
- CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports: R$ 64.990
- CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports Travel Edition: R$ 69.990
Ficha técnica Honda CRF 1000L Africa Twin
Item |
Standard |
Adventure Sports |
Motor | OHC, dois cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido | |
Capacidade cúbica | 999,1 cm³ | |
Diâmetro x curso | 92,0 x 75,1 mm | |
Potência máxima | 88,9 cv a 7.500 rpm | |
Torque máximo | 9,5 kgf.m a 6.000 rpm | |
Alimentação | Injeção Eletrônica, PGM-FI | |
Taxa de compressão | 10,0:1 | |
Lubrificação | Cárter seco, lubrificação forçada por bomba trocoidal | |
Transmissão | Seis velocidades | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Sistema de partida | Elétrica | |
Combustível | Gasolina | |
Ignição | Eletrônica | |
Bateria | 12 V – 11.2 Ah | |
Farol | LED | |
Tipo | Semi berço duplo | |
Suspensão dianteira / Curso | Ajustável na carga, compressão e retorno, garfo telescópico invertido com tubos de 45 mm de diâmetro / 230 mm de curso | Ajustável na carga, compressão e retorno, garfo telescópico invertido com tubos de 45 mm de diâmetro / 252 mm de curso |
Suspensão traseira / Curso | Amortecedor com ajustes tipo Pro-Link / 220 mm | Amortecedor com ajustes tipo Pro-link / 240 mm |
Freio dianteiro / diâmetro | Disco / 310 mm | |
Freio traseiro / diâmetro | Disco / 256 mm | |
Pneu dianteiro | 90/90 21M/C (54H) | |
Pneu traseiro | 150/70 18M/C (70H) | |
Comp | Larg | Alt | 2.334 mm | 932 mm | 1.478 mm | 2.334 mm x 932 mm x 1.569 mm |
Distância entre eixos | 1574 mm | 1581 mm |
Distância mínima do solo | 251 mm | 271 mm |
Altura do assento | 870 mm | 920 mm |
Capacidade do tanque | 18,8 litros (3,6 litros p/reserva) | 24,2 litros (5,0 litros p/ reserva) |
Peso seco | 216 kg | 224 kg |