Publicidade

A BMW anunciou oficialmente a sucessora da R nineT. Chamada de R 12 nineT, o modelo segue o visual e estilo já conhecidos na última década, mas a novidade deve apresentar um novo motor boxer de 1200 cc, com admissão e escapamento redesenhados. Confira como será a proxima geração dessa motocicleta no exterior.

Evolução da BMW R nineT, o que vem por aí?

A BMW está programando o lançamento da nova R 12 nineT para coincidir com as comemorações dos 100 anos da marca, bem como o aniversário de dez anos da introdução da R nineT. Desta foram, temos ainda apenas pequenas amostras no lançamento. Todos os detalhes estarão disponíveis apenas em breve.

BMW R nineT

Evolução da R nineT teve suas primeiras imagens já reveladas pela marca

Mas espera-se que a R12 nineT sejá atualizada neste segundo semestre de 2023. A potência do R12 nineT ainda deve vir de um boxer bicilíndrico refrigerado a ar e óleo. A atual R nineT de 1.170 cc produz 109 cv e mais de 11 kgf.m de torque. Números que devem ser aumentados na nova geração!

Publicidade

Além disso, a suspensão terá garfo invertido na frente, juntamente com uma configuração paralever na traseira. Os freios dianteiros terão pinças de quatro pistões montadas radialmente.

Saída dupla e demais novidades serão vistas na R12 nineT

Já o sistema de escapamento sairá do lado esquerdo, para o que a BMW descreve como um “silencioso duplo e pontas cônicas”. A unidade de luz traseira LED será também integrada ao assento, para uma aparência traseira mas compacta.

Veja também:

Publicidade

Painel com “ponteiros” reflete a aposta no estilo retrô do modelo

Do passado ao futuro!

A atual BMW R nineT e o seu conceito de personalização estabeleceram a nova experiência Heritage para o aniversário de 90 anos da BMW Motorrad. Agora, segundo o chefe da divisão, Markus Schramm, a nova moto deve trazer ainda mais novidades, para comemorar então os 100 anos.

BMW R nineT - r 90 s

Clássica R 90 S dos anos 1970 deve inspirar a substituta da BMW R nineT

Já o chefe de design da BMW Motorrad, Edgar Henrique, revela que a nova R 12 NineT também apresentará o autêntico visual Roadster – uma reminiscência das motocicletas BMW dos anos 1970. Ou seja, algo com linguagem de design purista, lembrando também a clássica R 90 S.

Publicidade

Ansiosos pela nova BMW R 12 nineT? Com já mencionado, de acordo com a marca as especificações completas e os preços chegam no segundo semestre de 2023. Então, faltam apenas alguns meses, ou dias!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]