Publicidade

Dentre outras características, os alemães são famosos pelo seu apreço por cerveja. E um conceituado engenheiro mecânico parece ter levado essa paixão a sério, afinal desenvolveu uma scooter elétrica que pode transportar perfeitamente uma caixa inteira da bebida! Conheça o criador e a invenção, indicada para um prêmio de inovação.

 

Scooter elétrica que pode levar caixa de cerveja

O responsável pelo projeto chama-se Albert Ebenbichler e vive em Stuttgart, no sul da Alemanha. Engenheiro por formação e motociclista de coração, ele criou uma empresa de ‘inovações’ industriais e domésticas, voltadas especialmente ao design. E também, uma scooter elétrica.

nova scooter elétrica

Fat Albert é uma nova scooter prestes a chegar às lojas e aposta num diferencial curioso: a grande capacidade de carga

Publicidade

Para se diferenciar, ela aposta na grande capacidade de carga. Nada menos de 70 litros, suficiente para levar duas malas rígidas. Ou uma caixa inteira de cervejas, que se encaixa perfeitamente no espaço. Para mostrar o potencial da nova criação, Albert promoveu uma série de testes e um ensaio fotográfico da scooter transportando a bebida.

 

Scooter artesanal

Mas essa scooter elétrica não se resume a sua respeitável capacidade de carga. Ela também promete ser leve, ter boa autonomia e desempenho suficiente para rodar na cidade sem medos. Vamos à ficha técnica.

scooter elétrica que leva cerveja

Com grande compartimento, scooter pode levar mais de 110 kg de carga. E acomoda perfeitamente uma caixa de cerveja

Publicidade

Batizada de Fat Albert, a scooter tem chassi tubular de aço e suspensões com garfo telescópico na frente e dois amortecedores na traseira. As rodas são aro 12 e calçam pneus 215/45-12, além de contarem com freios a disco. Ao todo, ela pesa 95 kg, com capacidade para levar mais de 110 kg de carga.

O motor elétrico tem 3.000W (3 kW, cerca de 4 cv) de potência e fica posicionado junto a roda traseira. É alimentado por duas baterias de 60 volts e 20 Ah, que podem ser removidas para recarga. A velocidade máxima é de 45 km/h e a autonomia, estimada em 120 km (muito mais que a nova moto elétrica da Honda, por exemplo). Falando nelas, as baterias precisam de aproximadamente 4 horas para recarga completa.

 

Scooter elétrica apimentada

A Fat Albert estará disponível em quatro versões. A topo de linha será a TAF Edition, com especificações próprias. Ela terá direito a ‘porta-malas’ de carbono da marca Tafnex e potência elevada para 4 kW (5,5 cv), suficiente para atingir 70 km/h de velocidade máxima. Porém, mesmo com uma bateria maior (40 Ah) deve ter menor autonomia, estimada em 70 quilômetros.

Publicidade
scooter elétrica inovadora

Versão topo de linha terá compartimento em carbono e motor mais potente, capaz de atingir 70 km/h

Além disso, o modelo poderá ser encontrado em três variantes mais tradicionais. A ECO terá potência menor (2 kW, 3 cv), autonomia limitada a 40 km – por usar apenas uma bateria e rodas de 8 polegadas.

A DYN+ é a versão principal, com ficha técnica apresentada acima. Além do motor de 4 cv e autonomia de 120 km, conta com marcha à ré, tomada USB e alarme. A outra variação é a DYN, idêntica a padrão mas com apenas uma bateria, limitando a autonomia para aproximadamente 50 km.

A versão básica se chama ECO, tem rodas menores, motor mais fraco e autonomia reduzida

 

Modelo premiado

Neste exato momento, a Fat Albert está participando de um importante concurso de produtos. O Prêmio de Inovação Alemão (German Innovation Award 2023) apresentará seu campeão no final de maio e a scooter elétrica concorre como solução de mobilidade urbana, apostando na inovação de seu design e funcionalidades.

Veja também:

Quanto custa a nova scooter elétrica

As primeiras unidades da Fat Albert devem chegar ao mercado doméstico alemão no próximo mês, junho. As vendas começam pelas versões padrão, com motor de 3 cv. Os preços são os seguintes: Eco, 4.970 euros; DYN 5.960 euros; DYN+ (duas baterias) 6.590 euros; e TAF Edition 9.900 euros. Em conversão direta, são valores entre R$ 26.500 e R$ 53.000. Para comparação, na Alemanha uma Honda PCX 125 custa 3.480 euros. Infelizmente, não há qualquer previsão da novidade vir ao Brasil.

Criador e criação. Modelo chega às lojas no próximo mês, com preços entre 4.970 e 9.900 euros

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza