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É tarde demais para manter preconceito com marcas e motos chinesas. É quase cringe. Se antes muitos viravam o rosto ao ver uma nas ruas, hoje diversas fabricantes se destacam ao redor do mundo com produtos de qualidade, alto nível de tecnologia e preços competitivos. E estamos aqui para falar de uma delas, a QJ Motor.

A companhia nasceu em 1985, na província de Zhejiang, no leste da China. Logo cresceu e atualmente é uma gigante que exporta suas motos para mais de 130 países, além disso, é responsável pela tradicional italiana Benelli. Para fechar, faz parte do Geely Group, junto de Volvo, Lotus e Zeekr, por exemplo.

 

Motos da chinesa QJ Motor no Brasil

Mesmo com nomes mais tradicionais no catálogo, atualmente o grupo está investindo em lançamentos com a marca QJ Motor, especialmente no mercado europeu. São scooters, motos acessíveis de baixa cilindrada (commute), elétricas, nakeds pequenas custom e até big trails e esportivas tetracilíndricas.

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qj motor - big trail custo benefício

A QJ Motor é uma gigante e está fortalecendo seu lineup com big trails, esportivas, clássicas, custom, scooters… bem que algumas poderiam vir ao Brasil, né?

Já pensou ver algumas delas por aqui, oferecendo tecnologia e estilo a preço baixo? Escolhemos 5 motos da QJ Motor que adoraríamos ver no Brasil, mas lembramos que a marca ainda não está presente no país. A lista está organizada por ordem crescente de cilindrada

 

1. A street retrô SRC 250

O mercado parece realmente interessado nas motos retrô. Vide a Royal Enfield, que atua no segmento e viu suas vendas saltarem de 400 motos/ano em 2017 para mais de 10.000 em 2022. Também, observe a imensa expectativa gerada pelo futuro lançamento da primeira Triumph Bajaj. E a QJ também tem algumas opções neste segmento, como a SRC 250.

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A SRC é uma purista. Simples, retrô, acessível

O modelo tem linhas clássicas e visual sóbrio, poupando em adereços e cromados ao melhor estilo de ‘menos é mais’. É movida por um motor de 2 cilindros em linha, 249cc, com arrefecimento a ar e óleo, que entrega 17,6 cv de potência e 1,7 kgf.m de torque. O câmbio é de 5 velocidades e as rodas, raiadas. Para fechar, tem luzes em LED, painel LCD e tomada USB. Na Índia, custa 210 mil rúpias (R$ 12,5 mil em conversão direta), valor bem próximo ao da Royal Classic 350.

 

2. SRV 300, uma pequena custom

Certamente, um dos nichos mais carentes do mercado de motos brasileiro é o das pequenas e médias custom. E é aí que entra a SRV, oferecendo um visual que remete às Harley Sportster num conjunto pequeno e acessível.

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qj motor - custom 300

A SRV 300 poderia agradar os fãs das custom que estão desemparador no Brasil, com raríssimas opções de motos 0 km na baixa e média cilindrada

A custom tem motor de 2 cilindros em V, com 296 cc e arrefecimento a líquido. Usina que gera satisfatórios 30 cv de potência e 2,7 kgf.m de torque, trabalhando com o câmbio de 6 velocidades. As rodas aros 16″ e 15″ calçam pneus 120/80 e 150/80 sem câmara. Os freios são a disco, com assistência ABS. Em países como a Índia, custa aproximadamente 350 mil rúpias (R$ 21 mil). Nos EUA, custa 5.400 dólares (R$ 26 mil).

 

3. SRV 550, a neoclássica da QJ Motor

Aqui, uma das minhas preferidas. A SRV 550 une o retrô ao contemporâneo com linhas suaves e belas combinações de cores, num visual enriquecido por detalhes como a pequena carenagem em torno do farol. Uma moto que busca agradar que gosta do estilo clássico mas não abre mão de desempenho e economia.

qj motor 550 classica

Além de bem resolvida visualmente, modelo promete pilotagem esportiva e econômica

É movida por um motor de 2 cilindros em linha, 554 cc e arrefecimento a líquido, que entrega 47 cv de potência e 5,1 kgf.m de torque. A suspensão dianteira é invertida e a iluminação, em LED. O tanque tem capacidade para 16,2 litros e o consumo médio fica na casa dos 27 km por litro. Na Europa, onde foi lançada ano passado, custa 6.700 euros (R$ 35,8 mil). É praticamente o preço de uma Honda CB 500F, vendida lá por 6.600 euros.

Veja também:

 

4. A esportiva da QJ Motor, SRK600 RR

É na linha SRK que a QJ Motor abriga várias naked e esportivas. E é impossível não destacar a mais potente delas e com ares de CBR 650R, a SRK 600 RR.

O grande atrativo é o motor de 4 cilindros em linha, 600 cc, 16 válvulas e arrefecimento a líquido. Ele entrega 82 cv de potência a 10.000 rpm e trabalha com o câmbio de 6 velocidades, auxiliando pelo quickshifter bidirecional, assim como da embreagem assistida e deslizante.

qj motor esportiva 600 cc

SRK600 RR é um projeto compartilhado com a Benelli, vendido sob as duas marcas em diferentes países

O chassi tem componentes em alumínio e magnésio, enquanto as suspensões KYB são ajustáveis. A tecnologia segue com freios ABS da Bosch e botões retroiluminados, por exemplo. Na Índia, custa aproximadamente 650 mil rúpias (R$ 38,9 mil), bem abaixo das 930 mil rúpias da Honda CBR 650R.

 

5. A big trail focada em custo benefício, SRT 700X

Esta é um lançamento e falamos dela recentemente aqui, mas vale a pena apresentar o modelo novamente. Afinal, não é todo o dia que encontramos uma big trail criada para encarar modelos como a Transalp 750 mas com preço praticamente igual ao da CB 500X.

big trail qj motor

SRT 700X é um lançamento da QJ Motor e tem um proposta interessante: mesmo bem equipada, é uma big trail focada em custo benefício

A SRT 700X é voltada ao custo benefício, numa variação mais aventureira da já conhecida SRT 700, mas ainda assim bem equipada. Tem rodas raiadas de 19 e 17 polegadas, pneus são de uso misto sem câmara, escape alto, painel TFT de 5″, iluminação full LED, freios Brembo, suspensões Marzocchi, protetores de mãos com alma em alumínio e de carenagem. Ainda pode sair da loja com malas rígidas em alumínio.

O motor é de 2 cilindros em linha, tem arrefecimento a líquido e 698 cc, com 64,5 mm de diâmetro e 83 mm de curso. Assim, gera 73,5 cv de potência e 6,7 kgf.m de torque máximos. O câmbio é de 6 velocidades.

 

 

Por fim, o preço. Na Europa, custa 7.990 euros (R$ 42.900), valor bem próximo ao da CB 500X e seus 7.600 euros. Já concorrentes mais próximas chegam a custar 30% mais, como Transalp 750 (10.600 euros) e Yamaha Tenere 700 (10.950).

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza