Publicidade

Apesar de ainda não ser confirmada oficialmente, já sabemos há algum tempo que a BMW vem trabalhando na nova GS 1300 – substituta da big trail mais vendida do mundo! A nova aventureira deve ser uma evolução da R 1250 GS em todos os quesitos, incluindo tecnologia, devendo contar com uma série de novidades. Veja 5 recursos tecnológicos que são esperadas na BMW GS.

1 – Radar na BMW GS 1300

Sem dúvidas, a grande novidade esperada para a GS 1300 é o Controle de Cruzeiro Adaptativo. Ou seja, sistema de radar ao estilo da tecnologia disponível na Ducati Multistrada V4S. Uma tecnologia que pode monitorar pontos cegos e assim evitar acidentes. O módulo eletrônico do sistema já foi visto sob o bico dianteiro do protótipo de teste flagrado, inclusive.

Bico do modelo de testes pode esconder novo sistema de radar

2 – Refrigeração adaptativa

Um sistema de refrigeração adaptativa, já visto em carros da BMW há alguns anos, pode equipar a nova GS 13000. A novidade pode melhorar a aerodinâmica da moto através de obturadores colocados na frente do radiador. Estes fecham-se para garantir uma elevada aerodinâmica em condução mais tranquila, mas abrem numa condução mais agressiva para um arrefecimento mais eficiente do motor.

Publicidade

Patente de sistema de refrigeração adaptativa já foi registrada pela marca alemã

3 – Painel TFT 10, 2 polegadas 

Outra novidade cotada para a big trail GS 1300 é uma tela TFT de generosas 10,2 polegadas. Provavelmente, deve-se tratar da mesma unidade da mais recente linha BMW Touring, vista em modelos como a R 1250 RT. Esse display vai controlar todos os auxílios eletrônicos ao piloto, naturalmente.

Alguns esperam uma grande tela de TFT, como a de 10 polegadas da R 1250 RT

4 – Aprimoramentos no ShiftCam

O sistema “Shiftcam” introduzido no motor 1250cc da atual GS atua como um meio de abertura variável de válvulas. Uma novidade recente e que proporciona um melhor aproveitamento do conjunto mecânico do motor. No entanto, para a GS 1300, o sistema pode ganhar ainda mais aprimoramentos, tudo isso aliado a uma maior potência esperada para o propulsor boxer que hoje entrega 136 cv.

Publicidade

Motor da GS 1300 foi totalmente escondido e certamente contém novidades!

Veja também:

5 – GS 1300 com silenciadores duplos da Akrapovic

Por fim, a nova BMW GS 1300 pode vir com o novíssimo escape com silenciadores duplos da marca Akrapovic. Provavelmente a novidade deve chegar como um item opcional. No entanto, todo o conjunto padrão de escapamento será menor e deve trazer mudanças – já atento às novas exigências de emissões de ruídos que as normas Euro5 trarão em 2024.

Escape duplo Akrapovic pode ser um opcional

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]