Publicidade

A Honda mostra cada vez mais que quer entrar no mercado do futuro: as elétricas. Dessa forma, a empresa vem divulgando que pretende lançar uma sequência de projetos envolvendo elétricas que chamaram atenção. Dessa vez, através do braço chinês  Wuyang-Honda surge a scooter elétrica Honda U-GO.

O design minimalista está presente no scooter elétrico da Honda

O Wuyang-Honda traz o scooter elétrico U-GO que será lançado na China como uma alternativa de transporte ecologicamente correta e, além de tudo, barata! O Honda U-GO chega por  US$ 1.150, cerca de R$ 6 mil em conversão direta.

Scooter elétrico Honda 

Novo scooter elétrico da Honda é leve. Pesa apenas 83 kg e pode levar duas pessoas

Publicidade

Mesmo sendo um scooter elétrico exclusivo ao perímetro urbano, o modelo está disponível com duas versões de diferentes velocidades e níveis de potência.  

O lançamento pode acomodar duas pessoas e pesa apenas 83 quilos – menos que os 87 kg de uma Honda Pop 110i. Além disso, o U-GO tem uma caixa frontal e um pedal traseiro dobrável em liga de alumínio.

 

Velocidade não foi uma prioridade

scooter eletrico honda u-go

Estatura mais estreita garante maior agilidade no trânsito

Publicidade

O modelo elétrico possui uma versão mais ‘potente’ que atinge a velocidade máxima de 53 km/h com um motor que entrega singelos 2,4 cavalos de potência máxima e 1,6 cv em potência contínua. 

Para os mais tranquilos, a segunda versão da Honda U-GO não tem pressa de chegar ao destino. Com um motor respondendo com, no máximo, 1,6 cavalos de potência, o velocímetro do modelo consegue marcar até 43 km/h.

 

Honda U-GO: design

O pedal traseiro é dobrável e em liga de alumínio

Publicidade

Com seu design minimalista, o Wuyang-Honda trouxe pegada futurista nas linhas do scooter elétrico. Além disso, mesmo com uma baixa potência, o modelo pode trazer o público dos patinetes elétricos para o universo das motos.

O scooter elétrico, diferente dos patinetes, tem um bom compartimento para guardar capacete ou objetos pessoais do condutor. Esse ponto pode contar na hora de trocar o patinete pela moto. 

Segundo a fabricante, o porta-objetos embaixo do assento possui 26 litros de capacidade. Contudo, pelas imagens, esse número parece ser referente ao espaço com a bateria menor.

 

Tecnologia para conquistar o público

O pequeno painel LCD mostra informações como o nível de bateria do scooter elétrico

O minimalismo segue presente no painel de instrumentos. Com isso, o painel LCD tem um tamanho reduzido em comparação a outras motos Honda, mas traz velocímetro, odômetro, modo de pilotagem, luzes de setas, farol alto e o nível de bateria do scooter elétrico.

Por falar em bateria, as duas versões oferecem uma bateria removível de íon de lítio de 48V e 30Ah com 1,44 kWh de capacidade. Porém, uma bateria de dupla capacidade pode ser trocada como uma forma de atualização.

 

Mercado

scooter honda elétrico u-go

Abaixo do assento há um portaobjetos com 26 litros de capacidade

Por fim, a Honda já assegurou o U-GO para o mercado chinês. Além da China, a Índia também recebe boa parte dos lançamentos de motocicletas elétricas graças aos incentivos governamentais para veículos eletrificados. Assim, esses incentivos acompanharam a tendência do mercado desses países, contribuindo para a chegada das motos elétricas de baixo custo.

Ao menos por enquanto, não há qualquer previsão de chegada do novo scooter elétrico Honda ao Brasil. Inclusive, a marca ainda não oferece nenhum elétrico no país, seja scooter ou de outra categoria. Mas e você, compraria a Honda U-GO para usar na sua cidade?

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha