Publicidade

As motos adventure fazem sucesso em todo o mundo, desde máquinas inspiradas em competições off-road até scooters com rodas e suspensões robustos. E algumas marcas, como Honda e Yamaha, têm aventureiras bem peculiares, como as CT 125 Hunter e PG-1. Porém, elas não são as únicas. Conheça a exótica e curiosa Ranger Max Explorer.

Motos adventure além de Honda e Yamaha

O nicho das motos cub adventure é a nova tendência da Ásia. São modelos com a tradicional embreagem centrífuga automática – sem alavanca manual, como a Biz -, entretanto, equipadas para o uso em terrenos adversos. Algumas tem até visual retrô, numa pegada meio scrambler.

motos honda e yamaha

À venda em inúmeros países do exterior, a Honda CT 125 é um clássico quando falamos em ‘motos CUB adventure’

A mais recente novidade vem da Malásia: a Aveta Ranger Max Explorer. A marca foi fundada em só em 2018, mas já apresentou uma concorrente muito semelhante às “Adventure Cubs” Honda CT 125 Hunter Cub e Yamaha PG-1.

Publicidade

A Ranger é movida por um motor monocilíndrico refrigerado a ar OHC de 125 cc. De acordo com a fabricante, entrega 10 cv a 8.000 rpm e torque de 1.05 kgf.m a 5.500 rpm. Conjunto acoplado ao câmbio de 4 velocidades com embreagem centrífuga automática – tal qual uma Biz.

Aveta Ranger Max Explorer

Tem ‘embreagem automática’ como a Biz, algumas linhas lembram a Pop… mas a maior semelhança da Max Explorer é mesmo com as CT 125 e PG-1, da Honda e Yamaha

Entretanto, é o seu design que chama a atenção, quase uma Pop 100 aventureira. O chassi da Aveta Ranger Max Explorer é simples, com amortecedores de mola na parte traseira e garfo telescópico na frente.

Além disso, a moto cub adventure freia com disco na roda dianteira e tambor na roda traseira. As rodas são estreitas e raiadas com pneus de perfil aventureiro, com tamanhos 2,75-18 na dianteira e 3,50-16 na traseira.

Publicidade

Veja também:

Mais completa e barata que Pop 110i

Além do conjunto com visual adventure, a moto da Aveta chega com luzes LED e um pequeno painel digital, ainda sem conectividade com smartphone, mas com pelo menos uma entrada USB.

Aveta Ranger Max Explorer

Mais completo e acessivel que uma Pop: assim é modelo com design exótico da Aveta

Publicidade

Junto disso, a moto tem também o total de 3 bagageiros: um na frente, acima do farol, um no meio do quadro, na frente do banco do condutor, e um atrás do assento do passageiro. O tanque de gasolina sob o banco rebatível exibe ainda e boa capacidade de 8,5 litros.

Quanto custa? Na Malásia, a nova moto cub adventure Aveta Ranger Max Explorer tem preço sugerido de 6.988 ringgit malaios e está disponível nas cores Sierra Yellow (amarelo) e Forest Green (verde escuro). Para comparação, uma Honda ADV 160 custa 13 mil ringgit. Em conversão direta, são aproximadamente R$ 7.300 e R$ 13.550.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]