As motos adventure fazem sucesso em todo o mundo, desde máquinas inspiradas em competições off-road até scooters com rodas e suspensões robustos. E algumas marcas, como Honda e Yamaha, têm aventureiras bem peculiares, como as CT 125 Hunter e PG-1. Porém, elas não são as únicas. Conheça a exótica e curiosa Ranger Max Explorer.
Motos adventure além de Honda e Yamaha
O nicho das motos cub adventure é a nova tendência da Ásia. São modelos com a tradicional embreagem centrífuga automática – sem alavanca manual, como a Biz -, entretanto, equipadas para o uso em terrenos adversos. Algumas tem até visual retrô, numa pegada meio scrambler.
A mais recente novidade vem da Malásia: a Aveta Ranger Max Explorer. A marca foi fundada em só em 2018, mas já apresentou uma concorrente muito semelhante às “Adventure Cubs” Honda CT 125 Hunter Cub e Yamaha PG-1.
A Ranger é movida por um motor monocilíndrico refrigerado a ar OHC de 125 cc. De acordo com a fabricante, entrega 10 cv a 8.000 rpm e torque de 1.05 kgf.m a 5.500 rpm. Conjunto acoplado ao câmbio de 4 velocidades com embreagem centrífuga automática – tal qual uma Biz.
Entretanto, é o seu design que chama a atenção, quase uma Pop 100 aventureira. O chassi da Aveta Ranger Max Explorer é simples, com amortecedores de mola na parte traseira e garfo telescópico na frente.
Além disso, a moto cub adventure freia com disco na roda dianteira e tambor na roda traseira. As rodas são estreitas e raiadas com pneus de perfil aventureiro, com tamanhos 2,75-18 na dianteira e 3,50-16 na traseira.
Veja também:
- Moto que não cai? Yamaha mostra nova tecnologia em vídeo
- Moto que não cai! A custom Honda que nem a Harley sonhou
- Yamaha investe meio bilhão no Brasil! Vai para cima da Honda?
Mais completa e barata que Pop 110i
Além do conjunto com visual adventure, a moto da Aveta chega com luzes LED e um pequeno painel digital, ainda sem conectividade com smartphone, mas com pelo menos uma entrada USB.
Junto disso, a moto tem também o total de 3 bagageiros: um na frente, acima do farol, um no meio do quadro, na frente do banco do condutor, e um atrás do assento do passageiro. O tanque de gasolina sob o banco rebatível exibe ainda e boa capacidade de 8,5 litros.
Quanto custa? Na Malásia, a nova moto cub adventure Aveta Ranger Max Explorer tem preço sugerido de 6.988 ringgit malaios e está disponível nas cores Sierra Yellow (amarelo) e Forest Green (verde escuro). Para comparação, uma Honda ADV 160 custa 13 mil ringgit. Em conversão direta, são aproximadamente R$ 7.300 e R$ 13.550.