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Vigor e consistência. Essas são duas palavras que podem definir o que foi o ano de 2019 para o mercado de motocicletas no Brasil. O crescimento de 15,28% nas vendas (emplacamentos) em 2019 em relação ao ano anterior mostra que a indústria encontrou o equilíbrio necessário para seguir crescendo. Confira na galeria a seguir os gráficos que resumem o desempenho de cada marca de motocicleta presente no mercado brasileiro de 2011 até 2019.

Nota da Redação: Edição feita no gráfico da Ducati em 2019 no dia 22/1, acrescentando unidades vendidas no volume total. Estava grafado 954 e agora está 1053. Pedimos desculpas pela falha. 

BMW

BMW

O maior crescimento dentre as marcas que operam a mais tempo: 44,05%, alcançando quase 1% de participação

Dafra

Dafra

Esta tem amargado sucessivas e fortes quedas ano após ano, apesar de em 2019 ter conseguido cair apenas 2,28%

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ducati_corrigido

ducati_corrigido

A marca italiana ensaia uma reação no mercado brasileiro, mas patina para conseguir crescer mais e mais rápido; olhando de longe, o panorama é de estabilidade, mas nivelada por baixo

Haojue

Haojue

Novata, a marca chinesa herda a rede de lojas Suzuki e com os produtos certos conquista a 3ª posição no ranking de vendas em apenas 3 anos

Harley-Davidson

Harley-Davidson

Outra "premium" que nada em águas calmas no turbulento mercado brasileiro, a H-D cresce vigorosamente em 2019, mas sem muito entusiasmo

Honda

Honda

Após reduzir à metade sua produção e venda, a líder volta a ter forte crescimento, principalmente nos segmentos da base, e puxa consigo todo o mercado

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Kawasaki

Kawasaki

A "green" também mostra vigor na retomada das vendas, fruto também de uma linha competitiva de produtos

KTM

KTM

A KTM trocou de distribuidor no meio de 2019 e teve forte queda nas vendas. Vale lembrar que parte das vendas são motos que não são emplacadas e não aparecem nesse gráfico

Kymco

Kymco

Essa é a outra marca que ocupa o espaço deixado pela Suzuki (junto com a Haojue) e vem tendo bom desempenho praticamente com apenas um produto

Royal Enfield

Royal Enfield

Com a chegada da trail aventureira Himalayan a marca anglo-indiana deu um salto e alcança o maior crescimento absoluto em 2019

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Shineray

Shineray

Esta mantém a concentração de suas vendas na região Nordeste e apenas com os ciclomotores, as chamadas "cinquentinhas"

Suzuki

Suzuki

Apenas com algumas motos grandes na linha, a JTA concentra seus esforços nas outras duas marcas que representa: Haojue e Kymco e deixa a Suzuki em segundo plano

Triumph

Triumph

Com crescimento moderado, mas consistente, a marca inglesa segue reforçando sua presença com uma rede de distribuição ainda pequena

Yamaha

Yamaha

De quem se espera muito, fica uma pontinha de frustração; a Yamaha fica devendo em alguns segmentos de mercado e, claro, demora para crescer mais e mais rápido

Além do forte crescimento das vendas por marca, é importante notar que a maioria dos segmentos de mercado também cresce, alguns com grande vigor, como o de scooter, e outros se mantém em ascensão devagar e em franca recuperação. Mas há os que simplesmente pararam de cair e estacionaram num patamar baixo, como as motos esportivas e o de ciclomotores. Confira a seguir um retrato de cada segmento de mercado de motos.

Bigtrail

Bigtrail

Disputado na "ponta da faca", a Triumph chegou a liderar com a Tiger 800, mas a BMW reagiu no segundo semestre e manteve a liderança

Ciclomotor

Ciclomotor

Praticamente só com a Shineray atuando no Nordeste do Brasil, falta a correta regulamentação para estimular a venda das "cinquentinhas" e atrair outras marcas

Clássica

Clássica

Apenas a Triumph e a Royal Enfield atuam com força para vender motos clássicas, mas existe grande potencial no segmento ainda carente

Custom

Custom

A presença de marcas com as pequenas motos custom faz esse segmento crescer novamente; mas ainda é pouco

Motoneta

Motoneta

A Honda formou, desenvolveu e segue sozinha nesse segmento que é o tipo de moto mais vendido do mundo - no Brasil é o segundo

Naked

Naked

A maior oferta de modelos e marcas de diferentes tamanhos faz esse segmento crescer de forma consistente

Scooter

Scooter

"Scooter, você ainda vai ter um". Nunca foi tão verdadeira essa frase e o vertiginoso crescimento prova isso; eles já são mais de 8% das motos no Brasil

Sport

Sport

O uso dificultado nas ruas e estradas - seja pelo piso ou pela restrição de velocidade - inibe o crescimento das vendas de motos esportivas, que não encontra espaço para crescer

Street

Street

A queda foi gigantesca, mas a recuperação tem sido rápida; as pequenas urbanas se mantém com o domínio de metade do mercado brasileiro

Touring

Touring

Segmento para poucos, as estradeiras também se mostram em recuperação, mas com pequenos volumes

Trail

Trail

Aqui a briga é gigante também e isso puxa o segmento para cima; há uma aparente estabilidade com ligeiro crescimento, o que coloca as trail na segunda posição na preferência dos consumidores

Por fim, uma análise mais detalhada das vendas de motos por tamanho de motor, que mostra um pequeno, mas constante crescimento em faixas médias e também nos motores maiores, claramente pelo aumento da oferta de modelos de motos grandes. Na outra ponta, os motores menores crescem menos vigorosamente, muito em função de que muitos consumidores trocam de categoria, mas não de tamanho de moto. Apesar de ainda ter um enorme espaço para crescer, sobretudo na base, o mercado brasileiro mostra amadurecimento com consistente crescimento.

Até 125 cc

Até 125 cc

O fim da Honda CG 125 diminuiu o ímpeto de crescimento nos pequenos motores

De 150 a 250 cc

De 150 a 250 cc

Aqui o maior aumento em função da maior oferta de produtos

De 300 a 500 cc

De 300 a 500 cc

Com um volume ainda expressivo, motos com motores "médios" tem enorme potencial

De 600 a 1000 cc

De 600 a 1000 cc

Aqui a tendência é de estabilidade

Acima de 1000 cc

Acima de 1000 cc

Crescimento com pequenos volumes, mas sem crise

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.