Felizmente, o mercado de motocicletas está quente no país. Entre tantos lançamentos é comum ver muitas apropriações do termo ‘moto premium‘ para valorizar modelos de alta cilindrada, de marcas específicas, bem equipados ou que apostam em algum tipo de exclusividade. Mas afinal, o que vem a ser uma motocicleta premium? Quais critérios é preciso preencher para entrar nessa categoria?
O que é uma moto premium?
Segundo a Abraciclo, entidade representante das fabricantes de motocicletas e bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus, não há uma definição clara sobre o tema. Mas ela traz tópicos interessantes.
Segundo a entidade, uma moto premium pode até estar presente em diferentes categorias! Mas, conceitualmente, uma integrante desse nicho tem alguns diferenciais quando:
- O produto é mais exclusivo e apresenta alto valor agregado;
- Normalmente oferece motorização acima de 450 cm³;
- Possui menor escala de produção;
- Tem apelo voltado para o desempenho e a alta tecnologia.
Apesar de norteadores, os tópicos deixam boas margens para interpretação. O que seria um produto ‘mais exclusivo’? O que configura ‘valor agregado’? Todavia, entende-se que são motos nichadas (com ‘menor escala de produção’ ao invés de grandes volumes de vendas) e que apresentam recheados pacotes eletrônicos. Melhor equipadas e produzidas em escalas menores, são naturalmente mais caras, trazendo o conceito de exclusividade.
Características de um modelo premium
Naturalmente, cada fabricante tem seu próprio conceito do que é uma moto premium, especialmente aquelas que focam justamente em modelos de média e alta cilindradas. Para Maiquel Monteiro, Head de Marketing da Triumph do Brasil, o conceito vai muito além da motocicleta em si.
“Atualmente, para muitos, a motocicleta não é apenas um meio de transporte, mas um estilo de vida, uma oportunidade de viver experiências e compartilhar momentos. E as marcas estão atuando cada vez mais não apenas na disponibilização do produto, mas também no atendimento dos serviços oferecidos, na coleção de roupas e acessórios. O conjunto desses fatores aliados a qualidade e acabamento do produto definem um pouco o conceito premium para o cliente final”.
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A Zontes oferece generosos pacotes eletrônicos e conjuntos mecânicos de alta especificação. Para muitos, são motos premium, porém a marca não retornou nossa reportagem
Além de qualidade, exclusividade
Para a BMW, há outro valor relevante nessa equação: exclusividade. Segundo Márcio Cesena, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Rede e Suporte Técnico da BMW Motorrad Brasil, essa é uma das características que definem uma moto do segmento.
“Não podemos deixar de mencionar os níveis incomparáveis de qualidade, desempenho excepcional de pilotagem, conforto, robustez e exclusividade em todos os aspectos, além é claro das experiências de pilotagem extraordinárias que esses produtos proporcionam. A BMW Motorrad é referência global no segmento premium”.
Pilares para uma moto premium
A italiana Ducati também tem seu conceito torna uma moto premium. Para o CEO da empresa no Brasil, Daniel Paixão, ele tem como pilares o design – sofisticado e com acabamento impecável; a performance – que inclui motores potentes e eletrônica avançada; uso de materiais de alta qualidade; e o próprio processo de fabricação. Não coincidentemente, valores que norteiam a produção das motos da marca, segundo o executivo.
“Vale lembrar que o conceito premium passa também pela postura da companhia. No caso da Ducati, o lançamento de edições exclusivas e de edição limitada. Anualmente a marca lança pelo menos um modelo super exclusivo, tornando-se objeto de desejo para colecionadores”, destacou Paixão.
Um conceito diferente
Mas e a Honda? Responsável por mais de 75% das motos emplacadas no país graças ao sucesso de modelos de grande volume, como as famílias CG e Biz, a japonesa está entre as marcas que oferecem produtos para diferentes públicos, incluindo o de alta cilindrada – com direito a modelos que podem passar dos R$ 300 mil. Porém, prefere não entrar na discussão do que torna uma moto premium.
Segundo o supervisor de Relações Públicas, Alfredo Guedes, a marca não possui um conceito para a denominação de motos premium. Porém, adota o termo Flagship, usado para se referir aos modelos topo de linha de cada categoria.
Essas motos são identificadas facilmente pelo logo exclusivo no tanque, em formato circular, com o fundo vermelho e a asa em branco. Atualmente, a lista é composta por Goldwing, CBR 1000RR-R Fireblade, Africa Twin e CB 1000R. Dessas, duas são montadas em Manaus: CB 1000R e Africa Twin, inclusive nas versões com câmbio DCT
A Honda também oferece experiências exclusivas para seu público mais seleto. A primeira é a própria ocasião da compra, graças a rede de lojas Honda Dream, focada em motos de média e alta cilindrada. Além disso, tem intensificado ações e campanhas com clientes de suas principais máquinas, através do programa de experiências Honda Red Rider.