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Um criativo construtor transformou uma scooter Burgman em uma moto clássica BMW. Isso mesmo, confira como um famoso modelo da Suzuki ganhou visual único, com a cara de uma R 100 RS.

Scooter Burgman “tunada” vira moto clássica BMW

Thomas Janotta é relojoeiro, ourives e inventor da cidade alemã de Beilstein. Sua mais recente criação é a “R 65 Burgman RS“, nada menos que uma scooter Suzuki “tunada” com a cara de uma moto clássica BMW.

Scooter Burgman

Scooter Burgman “tunada” ganhou até mala lateral da BMW

Para começar a história, o criador tinha planos diferentes para a velha AN 650 Burgman. Mas várias razões, principalmente práticas, fizeram ele mudar de ideia. No entanto, Thomas já havia comprado o modelo scooter usado.

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Diga-se de passagem, o dono anterior caiu com a moto, então houve um dano na carenagem. E como o novo proprietário era um fã da BMW, ele teve uma ideia um tanto absurda: transformar a carenagem da Burgman 650 em uma clássica R 100 RS.

Thomas queria um visual exclusivo! E conseguiu…

Para quem não sabe, a clássica BMW RS foi esculpida pelo designer Hans A. Muth, ainda na década de 1970. Ou seja, foi uma grande joia do passado. E como Thomas tinha um exemplar da carenagem, modelo 1981, não foi preciso muito mais para que a transformação começasse…

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Modelo segue com conjunto mecânico inalterado, apesar do novo desenho

Montando a criação

Como esperado, a combinação de scooter moderna e motocicleta clássica foi tudo, menos “fácil”. Partes individuais tiveram que ser adaptadas e modificadas. A começar pela carenagem dianteira, que foi encurtada na parte superior e alongada embaixo.

Como a Burgman 650 não exibe nenhum cilindro boxer – como a moto da BMW – Thomas tampou o espaço com uma chapa de metal nas laterais. O material foi cortado da parede divisória de um caminhão Volkswagen. E o para-lamas curto na roda dianteira, de 15 polegadas, é de uma motocicleta Simson.

Construção deu o que fazer na garagem…

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O tanque dianteiro como os logos da BMW são apenas decoração. A Burgman até teve outro tanque construído, mas ele segue na traseira. Já o guidão largo veio de uma BMW R 100 GS. Aliás, os faróis, lanternas traseiras e piscas são todos da BMW.

No entanto, a transmissão, o chassi e os freios da scooter Suzuki não foram alterados. Em resumo, apenas o silenciador é um acessório novo. Aliás, a traseira encurtada não tem mais espaço para o garupa. Por fim, o motor segue com seus 56 cv e velocidade máxima de cerca de 160 km/h. Curtiram o resultado?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]