Publicidade

A arte de pilotar na motovelocidade exige têcnica, concentração e muito mais empenho físico do piloto do que em categorias de quatro rodas. Isso porque, com a moto, os pilotos da MotoGP precisam deslocar o corpo a todo momento para mudar o centro de gravidade, além do trabalho contra a força G acabar se tornando um duelo “corpo a corpo”. Mas e a ideia de usar a perna para frear, faz sentido neste contexto?

Estratégia de pilotagem na MotoGP

Dessa forma, os pilotos precisam praticamente coreografar seus movimentos sobre a moto ao decorrer do circuito. Afinal, qualquer deslocamento errado do corpo pode desequilibrar a moto, custando milésimos de segundo ou até provocando quedas. Com isso, é normal surgirem estratégias de pilotagem para alcançar mais eficiência em retas e curvas.

Uma dsa estratégias mais curiosas é o uso da perna fora das carenagens. É comum ao se aproximar de curvas e momentos de frenagens, o piloto deslocar a perna para fora, como se estivesse flutuando. Para os que acham estranho e se perguntam a finalidade, ela tem mais funções do que você imagina.

Valentino Rossi na MotoGP

Valentino Rossi aplicando a técnica da perna para fora

Publicidade

O primeiro piloto a executar essa técnica foi o italiano Valentino Rossi, que dispensa apresentações. A primeira vez que o “Dottore” usou essa técnica foi em 2005. Em seguida, outros pilotos passaram a usar essa mesma estratégia, e desde então é difícil assistir a um MotoGP sem ver alguém adotando a técnica. A princípio, ela auxilia em três fatores: aerodinâmico, gravitacional e esportivo.

marc marquez freando sua honda na MotoGP

Marc Márquez aplicando a técnica popularizada por Valentino Rossi

Fator aerodinâmico

Ao afastar a perna das carenagens da moto, o piloto aumenta a superfície de contato com o ar, gerando mais atrito e resistência, de modo que aumenta o arrasto e diminui a velocidade final da moto. Ou seja, essa técnica ajuda a frear a moto mais rápido nas curvas.

Sendo assim, o piloto consegue acionar os freios mais tarde na entrada da curva e, consequentemente, acelerar mais cedo na saída. Em determinados momentos, o piloto chega até raspar o pé no chão, aumentando ainda mais o atrito na hora de frear.

Publicidade
moto suzuki na motogp

Técnica ajuda a moto a frear mais, auxilia na inclinação e anida ‘fecha a porta’ para quem vem atrás

Fator gravitacional

Ao deslocar a perna para fora da moto, o piloto já começa a levemente inclinar a moto para o centro da curva. Esse movimento suave ajuda o piloto a entrar na posição certa, concluindo melhor o traçado. Além disso, o peso para fora da moto aumenta a aderência dos pneus nessa região – e quando se trata de automobilismo em geral, aderência é tudo.

Francesco Bagnaia na pista

Técnica de corrida

Por fim, a técnica de deslocar a perna para fora da moto serve também como uma forma de “fechar a porta“. Isso significa que o piloto da frente consegue reduzir o espaço por dentro da curva para o oponente vindo logo atrás, reduzindo suas chances de ser ultrapassado. A grosso modo, o piloto usa a perna para impedir que o oponente o ultrapasse. De tão simples, acaba sendo genial.

Publicidade

Veja também:

 

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.