Publicidade

Entre os competidores que usarão o equipamento fornecido pela marca está o atual tetracampeão da competição, Zé Hélio

No Rally Internacional dos Sertões 2009, os pneus Pirelli desenvolvidos especialmente para motos de competição off-road serão utilizados pelo piloto Zé Hélio e pelas equipes Petrobras Lubrax e ASW Rally Team. São patrocínios oficiais de longa data que mostram o comprometimento da marca no desenvolvimento de pneus para o esporte sobre duas rodas.

A Pirelli irá fornecer, para os dez dias de competição e mais de cinco mil quilômetros de percurso, o pneu radial importado Scorpion Rally na medida 140/80-18 (traseiro) e convencional nacional na medida 90/90-21 (dianteiro). “O fato de um pneu ser importado e outro nacional demonstra o quando os nossos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento na Alemanha e no Brasil estão integrados. A eficiência dessa solução já foi comprovada em competições nas quais o primeiro e o segundo colocado utilizavam Scorpion Rally”, diz Marcelo Natalini, diretor da Unidade de Negócios Moto da Pirelli.

O Scorpion Rally é o pneu campeão do Rally Dakar 2009, prova disputada em janeiro. Foi desenvolvido especialmente para competições off-road, com objetivo de proporcionar o máximo de performance em condições extremas. Comprovou sua eficiência quando foi testado na mais difícil prova do tipo no mundo. Durante o Dakar, os pilotos das equipes KTM, Marc Coma (Espanha) e Cyril Despres (França), utilizaram este equipamento e conquistaram o primeiro e segundo lugares respectivamente.

Publicidade

“O Scorpion Rally é um pneu para ser utilizado em motos de alta potência, nos rallies com etapas muito longas, porque a sua principal característica é a resistência. O quê dá muita tranquilidade para a nós pilotos”, diz José Hélio, que busca o pentacampeonato do Sertões em 2009.

Os pilotos também utilizarão pneus nacionais convencionais 120/100-18 Heavy Duty Scorpion XC (traseiro) e 80/100-21 Scorpion XC Heavy Duty Mid Hard (dianteiro).

Scorpion Rally – Este produto é resultado do estudo das condições de emprego dos pneus e das características técnicas de motocicletas utilizadas nos mais difíceis rallies do mundo. Seu aperfeiçoamento contou com a participação dos melhores pilotos e equipes, além das principais fabricantes de motos. Após dois anos de desenvolvimento e testes, o Scorpion Rally finalmente fez sua estréia no Rally Dakar 2009. A estrutura funcional ajuda a garantir alta resistência contra fadiga e perfurações, proporcionando um desempenho excepcional. O piloto José Hélio venceu o Rally dos Sertões 2008 com este pneu, antes de ser usado no Rally Dakar.

Para completar, composto e desenho do pneu são projetados para proporcionar mais tração e aderência em terrenos irregulares. Proporciona ainda grande capacidade de carga e resistência às altas temperaturas.

Publicidade

“É o pneu de alta resistência de melhor performance que eu já encontrei no mundo das competições”, acrescenta José Hélio.