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Quando falamos nas motos Yamaha logo lembramos de modelos que são sucesso na atualidade ou que se tornaram ícones da marca, como as famílias R e Ténéré. Mas a poderosa companhia japonesa já se arriscou em projetos bastante criativos para testar novas tecnologias e aceitação do público. Conheça a Morpho Concept, uma das suas mais inventivas criações.

Morpho Concept, uma criativa moto Yamaha

A Yamaha Morpho Concept chamou atenção ao ser apresentada no Tokyo Motor Show de 1989. Essa moto maluca de estética futurista, chamava atenção pelo seu sistema de suspensão Rotationally Advanced Design Development (RADD), de James Parker.

motos yamaha com visual criativo

Com nome inspirado em borboleta (o que explica o figurino da modelo), Morpho tinha suspensão dianteira inédita – e criativa

Era uma criação do designer industrial formado em Standford, que imaginou o RADD como uma alternativa aos garfos telescópicos da época. A novidade eliminava a necessidade de uma cabeça de direção e permitia que os engenheiros abaixassem o centro de gravidade da motocicleta.

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Guidão e carenagem dianteira remetiam a modelos esportivos da época

Foi esse recurso que beneficiou a DK Dynamics Design Group, uma empresa que contratada pela própria Yamaha para montar o conceito da Morpho. O resultado foi uma moto com carroceria futurista, diretamente ligada aos anos 1980 e, claro, com o sistema de suspensão pouco ortodoxo.

 

A moto também apresentava outros itens peculiares… Escapamento integrado na carenagem, além do guidão, assento e pedaleiras ajustáveis. Aliás, foi essa capacidade de ajuste que levou a Yamaha a empregar o nome Morpho, baseado na borboleta que muda de cor sob diferentes ambientes de iluminação.

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Banco ajustável fazia parte do conjunto que prometia várias configurações

Veja também:

motos yamaha malucas - morpho

Muitas motos apostaram no visual futurista na época, mas poucas tinham linhas tão compactas como a Morpho. Porém, essa é uma das motos Yamaha que não chegaram à linha de produção

Motor 4 em linha de 1.003 cc

Atendendo ao mercado de superbikes, a Yamaha Morpho era movida por um motor de quatro cilindros de 1.003 cc, que gerava 110 cavalos de potência. Mas infelizmente, o conceito da moto maluca nunca foi para a linha de montagem.

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motos yamaha malucas

A nada convencional suspensão RADD criada para a Morpho acabou indo para a linha de produção em modelos como a GTS 1000, vendida no exterior entre 1993 e 1999

No entanto, embora a Morpho nunca tenha ganhado as ruas, a suspensão RADD foi disponibilizada ao grande público com a sport-tourer GTS1000 da Yamaha. Foi um gosto de excentricidade presente nas lojas e estradas, mesmo com a GTS tendo período curto em produção.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]