Publicidade

A Bajaj completou, no dia 15 de dezembro, seu primeiro aniversário no Brasil. Confira um balanço de como tem foi este início da gigante indiana no mercado nacional. Saiba tudo sobre as vendas, motos presentes, crescimento e lojas da Bajaj por aqui.

Bajaj, um ano de Brasil

A operação da Bajaj no Brasil começou com cinco concessionárias inauguradas simultaneamente, no estado de São Paulo. Um ano depois, a marca já chegou às atuais 10 lojas. São 5 unidades no Estado de São Paulo e as outras distribuídas nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Brasília.

Dominar 400

Dominar 400 foi o maior sucesso da Bajaj em seu primeiro ano no Brasil. A cada 4 motos vendidas, 3 eram do modelo

No mercado nacional, a marca estreou e segue oferecendo três modelos. É a conhecida família Dominar, com opções de 160, 200 e 400 cilindradas. Com estas, foram mais de 3.800 unidades comercializadas em 12 meses.

Publicidade

Desde o primeiro dia, a Dominar 400 se destacou entre as demais. Apostando no custo benefício, logo se tornou a mais vendida da marca e encerrou este ano representando 67% do total de emplacamentos, com mais de 2.500 unidades. Ou seja, de cada 4 Bajaj vendidas, 3 são Dominar 400.

Enquanto isso, a street naked Dominar 200 foi responsável por 22% das vendas, com mais de 770 motos. Contudo, o modelo de entrada da marca, Dominar 160, ficou na lanterna representando 11% deste volume, com pouco mais de 420 unidades.

concessionária bajaj

Bajaj iniciou a operação com 5 lojas no Brasil e ampliou o número para 10 em um ano. Concessionárias estão em SP, RJ, MG, DF, BA e SC

Veja também:

Publicidade

Fábrica em 2024

Em agosto, o diretor executivo da Bajaj, Rakesh Sharma, revelou os planos para a primeira fábrica da marca no Brasil, com a impactante expectativa de 20.000 unidades por mês. De acordo com Sharma, “quando se entra em um país, é para nunca mais deixá-lo”.

Na Índia Bajaj também monta motos da KTM e Triumph o que pode vir a se repetir por aqui no mercado nacional

Contudo, segundo o Managing Director da Bajaj do Brasil, Waldyr Ferreira, a nova que será localizada em Manaus (AM) vai iniciar os trabalhos com a capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano.

A previsão é inaugurar a nova planta no segundo semestre de 2024. Enquanto isso, atualmente os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), em parceria com a unidade da Dafra.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]