Molho de soja e motocicletas… Uma combinação inusitada, mas que tem tudo a ver com o Japão. Na verdade, uma mistura que conta um pouco da história de como nasceu o desenho da primeira moto Yamaha. Um fruto da parceria entre a montadora e o lendário nome GK Design.
A primeira moto Yamaha e o molho de soja
A colaboração entre a Yamaha e a GK começou na década de 1950, antes mesmo da marca dos diapasões começar a fabricar motos! Na época, a parceira auxiliou a empresa sobre o projeto de um piano vertical. Vale dizer que naquele tempo o mercado de design de produtos ainda era novidade no Japão e a Yamaha já era forte na indústria musical – e em suas criações nada convencionais, também.
Mas sob a orientação de Iwataro Koike, professor assistente da Universidade de Artes de Tóquio, seis alunos lançaram a GK (Grupo・Ob Koike), em 1952. Da empresa, instrumentos e motocicletas foram projetados, graças principalmente aos esforços do Sr. Kenji Ekuan, que se tornou a figura central naquele novo trabalho – que se expandiu rapidamente!
No catálogo da GK, a empresa já desenvolveu a mundialmente famosa garrafa de molho de soja Kikkoman, presente desde a década de 1960. Outros trabalhos incluem projetos que vão desde monotrilhos aos bancos da Expo Osaka. Até mesmo a marca símbolo da cidade de Tóquio, conhecida como um ginkgo, foi desenhada pela GK.
No entanto, ainda antes de esboçar a garrafa de molho de soja, a GK trabalhou na primeira moto da Yamaha, o modelo YA-1, de 1954. Diga-se de passagem, a recém-formada empresa realizou um trabalho primoroso de design!
Um conjunto em dois tons de cores bege, na época em que a maioria dos carros era apenas preto. Um desenho simples e elegante, e que foi seguido em diversas motocicletas Yamaha posteriores e até hoje é venerado internamente pela montadora.
Veja também:
- Além de motos: 5 coisas malucas que a Yamaha já fez
- Moto da Yamaha: modelo clássico ganha versão de despedida
- Inacreditável: a história da moto Honda que sumiu há 67 anos
Empresa desenhou diversos projetos Yamaha
Na década de 1980, a GK Design começou a ser desmembrada e o design das motos Yamaha foram administradas então pela GK Dynamics, uma iniciativa global em design de motocicletas e mobilidade.
Existem inúmeros outros veículos da Yamaha foram projetados pela GK. Uma lista que inclui barcos, ATVs e motos de neve. Entre as motocicletas, é imenso o número de colaborações. São trabalhos que vão desde o protótipo MT-01, exibido no Salão Automóvel de Tóquio de 1999, até o belo e clássico tanque da SR400, uma das motos Yamaha imortais.