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Entra ano, sai ano e muitos modelos de motocicletas são levados pelos calendários. Algumas saem de linha e a gente nem percebe, inclusive. No entanto, algumas motos seguem firmes nas lojas, atravessando os anos ou até décadas, especialmente em mercados do exterior. Bora conhecer 5 motos Yamaha que são à prova do tempo?

1 – SR400 motos Yamaha à prova do tempo 

A SR400 foi lançada originalmente em 1978 e desde então seguiu vivo no mercado mundial, à venda em vários países do mundo… e praticamente sem alterações, por 45 anos! Um fato que chamar a atenção até aqui no Brasil, onde nunca a tivemos oficialmente nas lojas – infelizmente.

SR 400, antigas motos yamaha

SR400 ganhou edição limitada que acompanha itens exclusivos e traz a pintura original de 1978

Por que? Imagine adquirir uma moto zerinha, já nos anos de 2020, com visual semelhante a nossa velha RX da marca japonesa! De fato, a SR400 é uma das motos da Yamaha que sobreviream ao tempo. No entanto, a motocicleta já tem edição de despedida programada na Tailândia, um dos últimos locais onde à venda ainda acontece…

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2 – XT 250

Trinta e cinco anos após o lançamento do primeiro modelo, em 1985, e a XT250 segue firme e forte em diferentes locais mundo afora. Essa XT é nada mais é do que a terceira geração do modelo nascido como XT 225, a Serow, ainda da década de 80.

A ‘Lander 250’ dos americanos têm muitas semelhanças com a trail à venda no Brasil… mas no visual, não

A velha Serow também foi a moto que inspirou a nossa brazuca XT 225, antecessora da XTZ 250 Lander. No entanto, ao contrário da trail vendida no Brasil, a evolução XT250 segue ativa no exterior. Os Estados Unidos é um dos últimos mercados do modelo, que já ganhou até versão 2023.

3 – TW200 motos Yamaha à prova do tempo 

Outra lenda das trilhas é a Yamaha TW200, lançada originalmente em 1987. Um modelo de uso misto que ganhou popularidade por seu estilo off-road excêntrico, com pneus dianteiros 130/80-18 e pneus traseiros 180/80-14. Um tremendo poder de aderência que lhe permitia correr em estradas não pavimentadas.

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tw 200, motos yamaha aventureiras

TW 200 também segue em linha nos Estados Unidos

Em 2002, o deslocamento da moto aumentou, nascendo a TW225. No entanto, assim como a XT250, o antigo modelo continua vivo na América do Norte. Sem grandes mudanças e com 196cc, farol quadrado, piscas em laranja e apenas freio a disco dianteiro, a moto Yamaha permanece em linha nos EUA como tivesse sido lançada ontem.

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4 – Virago 250, motos Yamaha clássicas

Agora o coração chora afinal, diferente das demais, estamos falando de um clássico vivo que já esteve à venda no Brasil. A Yamaha XV250 Virago foi lançada mundialmente em 1988, equipada com um motor V-twin de longo curso, refrigerado a ar – como manda o figurino de um modelo da ‘velha escola’. Por aqui, ficou nas lojas de 1995 a 2002, recebendo o apelido de ‘Viraguinho’ por ser o menor da família que contava ainda com as 535, 750 e 1100.

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Chamada agora de V-Star, Virago segue viva nos EUA

Mas embora estivesse na classe das 250cc, ganhou popularidade com seu autêntico estilo custom/cruiser norte-americano baixo e longo. E apesar de já ter saído de linha por aqui, e em muitos outros mercados, o modelo segue vivo. Onde? Adivinhem… Nos EUA! Há algum tempo ela foi rebatizada de V Star 250, quando recebeu novidades pontuais.

5 – Zuma 125

A ideia de criar uma scooter adventure é antiga… A Yamaha Zuma, por exemplo, foi lançada pela primeira vez no mercado norte-americano ainda no final da década de 80. Na época, o modelo era movido por um motor 2 tempos de 50cc.

Zuma, motos yamaha exóticas

Yamaha Zuma é um scooter ADV diferente do que conhecemos aqui no Brasil

No entanto, a Zuma evoluiu e ganhou um novo motor “Blue Core” de 125cc. O que não foi páreo para a novíssima série de modelos Honda ADV, é verdade. Resultado: a Yamaha foi retirada de linha em muitos mercados, incluindo sua terra natal, o Japão. Porém, em alguns países ainda é possível encontrar uma 0km. Entre eles está os Estados Unidos, claro.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]