Publicidade

As motos Yamaha você conhece bem, afinal estamos falando da primeira fabricante de motos a se instalar no Brasil e que vende 200 mil motos anualmente. Mas a companhia japonesa tem um leque enorme de produtos, nas mais diversas áreas. Confira 5 coisas malucas que a Yamaha já fez!

motos yamaha - r1 de pista

As motos Yamaha você conhece… mas e suas corridas na F1, arco que conquistou Ouro nas Olimpíadas e carros com a Toyota?

1 – Marca de motos Yamaha? Não, de trompetes!

Como muitos sabem, a Yamaha iniciou como uma empresa dedicada à fabricação de instrumentos musicais. Tanto é que o logo da marca exibe um trio de diapasões – ferramentas usadas para afinar instrumentos musicais. Aliás, o logo foi inventado por um trompetista, John Shore.

Marca tem em sua linha de instrumentos trompetes

Publicidade

E falando nisso, a Yamaha também fabrica a sua própria linha de metais para música. Entre a gama é possível ver modelos de trompetes, claro. Isso mesmo, a marca japonesa não se restringe apenas em entregar escapes ‘afinados’, mas também instrumentos de sopro.

2 – Antes das motos Yamaha, pianos

De fato, a marca nasceu fabricando instrumentos musicais e tem essa arte em seu DNA. A exemplo do trompete, a japonesa atualmente constrói uma grande variedade de artigos para música. No entanto, tudo começou com os pianos.

Japoneses são referência quando o assunto é piano

O pioneiro foi Torakusu Yamaha, nascido na província de Wakayama, no Japão, em 1851. Exímio na arte de consertar instrumentos, entre eles um órgão, foi ele que deu o passo para começar a fábrica de pianos, ainda antes das motos. Hoje, a marca cria uma grande variedade deste instrumento.

Publicidade

Veja também:

3 – Peças para Toyota 

Todos conhecemos a rivalidade entre as motos Yamaha e Honda. E também, entre Honda e Toyota nos carros. Como isso poderia ficar melhor? Com a Yamaha trabalhando junto da Toyota, claro!

 

motos yamaha - motor para toyota

Marcas japonesas trabalharam juntas para criarem um dos primeiros superesportivos da terra do sol nascente

Publicidade

Em alguns momentos da história, o departamento de engenharia da Yamaha também ajudou a desenvolver peças para vários automóveis. Um dos trabalhos mais notáveis nesse campo foi em colaboração com a Toyota.

O belo e raro 2000 GT, ainda em 1967, é um exemplo. Ele exibia sob o capô um motor de seis cilindros em linha, com cabeçote fabricado por ninguém menos que a parceira Yamaha. E era bom. Entregava 150 cv e, nos anos 1960, fazia o modelo superar os 220 km/h de velocidade máxima. E a ligação entre as marcas não ficou só no passado…

4 – Yamaha fez motor para F1

Curte esta história. No ano de 2000 a Toyota anunciou a compra de 5% das ações da Yamaha Motors e, entre outras coisas, o plano era viabilizar o projeto de montar uma equipe de Fórmula 1, já para a temporada de 2001… mas por que a Yamaha?

motos yamaha - marca já esteve na F1

A história da Yamaha na F1 é bem menos gloriosa que na MotoGP, mas bastante relevante. A marca não só esteve lá como disputou mais de 100 corridas

Porque ela tinha mais de 100 GPs disputados, oras! A Yamaha desenvolveu os motores usados pelas equipes Tyrrell e Arrows entre 1989 e 1997, totalizando 116 corridas. E a Toyota gostaria de contar com a experiência da parceira japoensa, claro.

Apesar de nunca ter obtido apenas uma vitória em mais de 100 provas, o motor Yamaha foi o precursor da tendência de compactação dos propulsores, na época V10. Uma receita que seria seguida com sucesso pela Mercedes, ainda quando fornecedora da equipe vencedora da McLaren.

5 – Apenas motos Yamaha? Tem até arqueria!

Trompetes, pianos, peças para carros, motores para Fórmula 1. E tem mais. Desde 1959 a Yamaha produziu equipamentos de tiro com arco, trabalhando duro para promover o tiro com arco como um esporte competitivo. A companhia ficou no nicho até 2002, com modelos de plástico reforçado com fibra (FRP), no Japão.

Seis arqueiros ganharam medalhas de ouro com equipamentos japoneses

Como resultado destes esforços, a fabricante abriu o caminho para a introdução do tiro com arco como uma classe oficial. Mais do que isso, equipou arqueiros talentosos em todo o mundo. De fato, um total de seis arqueiros ganharam medalhas de ouro usando os produtos da marca em edições dos Jogos Olímpicos.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]