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Foto: Sede da Dafra

Foto: Sede da Dafra

Olá a todos! Me interessei muito pela Kansas 150cc (Dafra),mas será que ela já está dentro das normas do PROMOT 3? No site não diz nada, mas um vendedor diz que sim, gostaria de um tira teima! Poderiam me dizer qual será o órgão que fará essa fiscalização? E será que já existe alguma lista das motos que já estão adequadas, para que eu possa consultar? Muito Obrigado, abraços! Diogo Kropf (28), Rio de Janeiro, RJ
– Diogo, o Promot3 só entra em vigor em 2009, portanto os fabricantes não têm obrigação de se adeqüarem nas motos em produção e venda deste ano. Só teremos certeza se uma moto está dentro das normas a partir do ano que vem, porque ainda não estão fazendo essa exigência pela lei. O que ocorre é que algumas marcas se adiantaram colocando catalizadores nos escapamentos e injeção eletrônica, componentes esses essenciais para que passem no teste, mas isso não implica que os modelos 2008, mesmo com esses ítens tenham passado, porque ainda não estão sujeitos às medições e normas. A única verificação que voçê pode fazer é conferir se esses componentes existem no modelo em questão.

Olá! Minha filha de 20 anos tem uma Biz 2007, única dona, com 5.500 km, amaciou corretamente, fez as revisões no tempo certo. Certa vez acabou a gasolina e foi muito difícil fazê-la funcionar novamente. Desde então, ela está fumaceando um pouco(fumaça brança quando anda normalmente)e quando acelera bastante (giro alto) com ela parada solta uma fumaça preta. Pode me dar alguma dica?Affonso Gemignani(48), Presidente Prudente, SP
– Affonso, Olha só: A Biz tem uma mecânica resistente e confiável, porém … Fumaça branca indica a queima de óleo junto com o combustível e fumaça preta indica excesso de combustível na câmera de combustão, resultado da queima incompleta da mistura ar-combustível. Apesar da quilometragem ser pouca para indicar essa condição, o fato é que o motor da Biz da sua filha já deve estar meio detonado. Se a fumaça branca sair constantemente ao se manter a aceleração a probabilidade é que seja óleo subindo pelos anéis do pistão. Se a fumaça sair em baforadas na retomada de aceleração, isso indica a passagem do óleo pelas guias de válvulas, onde existem pequenos retentores que podem se estragar num “excesso” de regime imposto ao motorzinho. Aí pode ser mais fácil o conserto, porém as duas coisas podem ocorrer simultaneamente. Outra possibilidade é a entrada de muita poeira pelo filtro de ar ao ser mal instalado ou rasgado causando um desgaste prematuro do motor, aí seriam: pistão, camisa do cilindro, anéis e guia de válvulas assim como por causa de uma maior contaminação, o desgaste também nas outras peças em geral lubrificadas por banho de óleo dentro do motor. O fato disso começar depois de se esgotar a gasolina deve ser coincidência, não vejo relação possível com os defeitos apresentados, boa sorte