Estatisticamente, o mercado de motos do Brasil é dominado pela baixa cilindrada. Segundo a Abraciclo, mais de 80% dos modelos comercializados no país têm 160cc ou menos. Com tanta procura, é natural existirem diversos produtos interessantes nessa faixa de cilindrada. Então surge a dúvida: quais as melhores motos 150 e 160 cc da atualidade?
Melhores motos 150 e 160 cc no fim de 2023
Há muitas razões para o segmento das 150 e 160 cc estar em alta. Ele é uma evolução natural das antigas e tradicionais 125 cc, que precisaram de motores maiores para compensar a perda de desempenho relacionada às novas exigências de emissões. Assim, sucessos como CG, Factor, Bros, XTZ e tantas outras ganharam cilindrada com o passar do tempo. Além disso, diversos modelos já nasceriam na ‘era das motos 150 e 160’.
Desta forma, atualmente todas as fabricantes de baixa cilindrada têm suas representantes neste nicho. Entre scooters, trail, street e até esportivas, buscam seu espaço marcas como Honda, Yamaha, Dafra, Haojue e Shineray. Veja algumas das opções mais interessantes à venda em 2023.
1 – Yamaha FZ 15 entre as melhores motos 150 e 160 cc
A Yamaha aposta alto no segmento das motos 150 e 160 cc no Brasil. Atualmente, oferece as Factor 150, Fazer 150, Crosser, R 15 e NMax, além da Fazer FZ 15. O modelo chegou por aqui ano passado e logo se destacou no segmento.
Entre os diferenciais da FZ 15 está seu bom nível de equipamentos. Afinal, conta com freio ABS na dianteira, tomada 12V, luzes em LED, painel com indicador de marchas e suspensão traseira monolink. Ainda, apresenta chassi, suspensões e rodas diferentes das demais Yamaha 150cc. Já o motor é compartilhado com vários modelos, entregando 12,4 cv e 1,3 kgf.m. Nas lojas, custa R$ 19.405.
2 – Yamaha Crosser, entre as melhores motos trail
Quando o assunto é moto trail, a Yamaha Crosser é sempre lembrada como uma boa opção. Isso porque o modelo, renovado em 2022, é o melhor equipado da categoria, além de construir fama de resistente desde o lançamento da primeira geração, em 2014.
Atualmente, é a única moto 150 do segmento trail a oferecer freio ABS na dianteira, disco atrás, tomada 12V, painel completo com indicador de marchas e função eco, luzes em LED e suspensão traseira com link. De quebra, ainda custa menos que a principal concorrente Bros. O motor é o mesmo da FZ, com 12,4 cv e 1,3 kgf.m. Nas lojas, é encontrada por R$ 20.948.
Veja também:
- Conheça as 5 Melhores motos 125 cc do Brasil em 2023
- Conheça 5 motos econômicas que fazem mais de 50 km/litro
- Relembre quanto custavam as motos de 150 e 160cc em 2022
3 – Honda CG 160 Fan
A CG 160 não tem ABS, painel com indicador de marchas, tomadas 12V ou USB, luzes em LED, cavalete central e sequer freio a disco na traseira. Porém, é a moto mais vendida do Brasil e reconhecida pela sua robustez. Ou seja, sempre lembrada por quem busca uma moto simples para o dia a dia.
A versão intermediária Fan é a campeã de vendas, representando sozinha cerca de 40% dos emplacamentos – também disputados por Start, Titan e Cargo. A seu favor, tem as rodas de liga e acabamento com pequenas carenagens no tanque e pintura perolizada. Seu motor flex entrega 15,1 cv de potência. Nas lojas, custa R$ 18.434.
4 – Haojue Master Ride 150 entre as melhores motos custom
Uma moto pequena também pode ser estilosa e de um nicho específico. Prova disso é a Master Ride, que aposta no estilo custom para se distanciar das demais 150 e 160 cc.
Com posição de pilotagem própria, a moto é baixa e mantém o peito do piloto sempre aberto. Também tem itens exclusivos como malas laterais, sissy bar, protetor de motor e cavalete central. Sob o tanque, o mesmo motor visto nas Chopper Road, DK e NK, entrega 12,1 cv e 1,16 kg.m de torque. Nas lojas, sai por R$ 16.510. Aliás, testamos ela há poucas semanas – veja o resultado aqui.
5 – Bajaj Dominar 160
Ofuscada no lineup da marca pela bem-sucedida Dominar 400, a Dominar 160 é a moto mais barata da Bajaj no Brasil. O modelo é uma das mais potentes motos 150 e 160 cc, entregando 17 cv de potência. Também se destaca pela suspensão invertida e freio ABS na dianteira.
A pequena indiana, conhecida como Pulsar no exterior, ainda tem freio a disco nas duas rodas, suspensão traseira monoamortecida e banco em dois níveis. Nas lojas, é negociada por R$ 16.324.