A famosa big trail da Ducati está completando 20 anos. Nesse tempo no mercado, o modelo segue como uma referência em termos como desempenho e eletrônica. No entanto, não há como negar que a moto já mudou radicalmente de visual. Veja como a Ducati Multistrada se transformou em duas décadas.
Multistrada 20 anos! Como nasceu o visual da Ducati
Comemorando os 20 anos de Multistrada, a Ducati está realizando uma exposição que mostra a evolução do modelo, em seu museu em Borgo Panigale, Bolonha, Itália. Na mostra, é possível ver como a motocicleta aventureira mudou dos anos de 2003 a 2023.
Primeiramente, quando lançada, a pioneira Multistrada 1000DS pegou os fãs da marca de surpresa. Isso porque, a Ducati era conhecida pelas suas motos esportivas e máquinas de corrida. Então, a decisão de criar uma adventure era totalmente fora da curva.
No entanto, foi o design do modelo – criado por Pierre Terblanche – que colocou a moto de forma ímpar no mercado. Definitivamente, era um visual “ame ou deixe”. Em resumo, não faltaram críticas do meio especializado sobre o desenho.
Contudo, apesar da maioria não conseguir entender sua aparência, em certos mercados a moto agradou. Isso porque, debaixo do visual contestável, estava um belo conjunto. A Multistrada 1000DS tinha um motor V2 de 92 cv e peso seco de 195 kg.
A moto trouxe a adrenalina das motos esportivas para a classe touring/on-off-road. Além disso, a primeira Multistrada veio com roda dianteira de 17 polegadas, no tempo em que as “crossover” tinham aro de 18/19 polegadas na frente. Era quase uma super motard em grandes dimensões!
Veja também:
- Por que a bigtrail Multistrada V4 é a moto mais vendida da Ducati?
- Suspensão: Multistrada V4 S ganha novo recurso eletrônico
- Motor 2 em 1 da Ducati: como funciona o V4 que vira 2 em linha?
Afinando o visual
Pois bem, se o visual era um dos únicos “poréns” da moto, por que não mudar de cara? Reduzindo a influência do desenho de Terblanche, a nova Multistrada 1200 mostrou um visual mais agressivo, característico pelo “bico” na dianteira. Curiosamente, essa segunda geração da Multistrada surgiu apenas em 2010.
Desde então, as mudanças do modelo têm sido mais ligadas a motorização e tecnologia. A moto passou do V-twin para a potência do V-four. Assim a Multistrada ganhou 170 cv de desempenho, uma superbike aventureira!
Na tecnologia, a mais recente Multistrada V4 foi a primeira motocicleta de produção a possuir radar dianteiro e traseiro. Uma novidade que permite o controle de cruzeiro adaptativo e oferece detecção de ponto cego.
Apesar disso tudo, o espírito básico da Multistrada permaneceu praticamente o mesmo ao longo das décadas. Enfim, uma moto aventureira rompendo com os conceitos estabelecidos!