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O mercado das scooter ADV, grandes e pequenas, está mais quente do que nunca. O nicho de modelos “aventureiros urbanos” conta a cada dia com uma moto diferente chegando. Entretanto, nem todas desembarcam no Brasil. Confira algumas que faltam no país.

1 –  Kymco CV-L6 – Scooter ADV

O mais recente sucesso do nicho das scooter ADV foi inaugurado pela Honda, com o lançamento da X-ADV. O modelo de 750 cc da marca japonesa está presente no Brasil. Porém, no exterior a grande aventureira já tem concorrente confirmada, a Kymco CV-L6.

scooter ADV, Kymco

Nova scooter Kymco herda itens da luxuosa AK 550. Inclusive o motor de 51 cv

Recentemente apresentada na Europa, a CV-L6 compartilha seu conjunto com a AK 550 vendida no Brasil. Desta forma, apesar do modelo ainda estar estreando no exterior, poderia vir ao mercado nacional, levemente menos potente, mas um pouco mais acessível que a X-ADV.

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2 – Yamaha Zuma – Scooter ADV

Apesar do recente sucesso dos modelos scooter ADV Honda, a ideia de uma aventureira utilitária é antiga… A Yamaha Zuma, por exemplo, foi lançada pela primeira vez no mercado norte-americano ainda no final da década de 80. Na época, uma excêntrica scooter com toques off-road, movida por um motor 2 tempos de 50cc.

scooter ADV, Zuma

Zuma tem parte baixa sem pintura, ao estilo carro SUV, já o farol duplo de LED circular tem tamanho assimétrico e remete às antigas BMW GS

Contudo, o modelo segue vivo no mercado, se modernizou e hoje é uma novíssima 125 cc. A moto tem para-lama alto na dianteira, farol duplo de LED, mas as pequenas rodas de aro 12 de liga leve calçam pneus sem câmara com gomos altos. Uma curiosa scooter aventureira, mas que nunca chegou ao Brasil.

3 – Hero Xoom 160, a rival da Honda ADV 150

Ok, quando se fala em scooter ADV, sem dúvidas o maior sucesso atual pode ser elencado a Honda ADV 150. O modelo japonês também está presente no Brasil. Entretanto, no exterior já tem inúmeras concorrentes, às vezes mais completas e acessíveis.

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scooter ADV, Hero Xoom 160

Hero Xoom 160 é alimentada por um motor monocilíndrico de 156 cc com tecnologia i3s da marca. Com arrefecimento a líquido, entrega 14 cv e 1,4 kgf.m de potência e torque máximo

Neste sentido, a indiana Hero lançou a Xoom 160. Isso mesmo, uma 160cc, já vem pronta para concorrer com a Honda ADV 160, atualização ainda não lançada no nosso país. A Xoom tem tudo que o nicho exige, iluminação de LED, smartkey e painel digital. Entretanto, a marca ainda não está no Brasil.

4 – Bristol ADX 160

Como destacado logo acima, a Honda ADV já evoluiu e agora é uma scooter de 160 cc no exterior, ainda mantendo o visual inspirado na irmã maior X-ADV. E claro, a pequena segue sendo a fonte para clones também. A marca de motocicletas Bristol Motorcycles, com sede nas Filipinas, apresentou a sua interpretação – na forma da ADX 160.

scooter ADV, Bristol ADX 160

Cópia? Bristol ADX 160 se inspira na grande X-ADV da Honda em conjunto com 160 cc

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Diga-se de passagem, a Bristol é uma importadora de modelos da China. Contudo, o destaque é que a empresa oferece modelos a preços acessíveis e repletos de itens de série. Nesse sentido, a chinesa ADX 160 se diferencia de sua concorrência japonesa com um pára-brisa ajustável, rodas raiadas de pneus sem câmara, tela TFT e garfo invertido – tudo de série.

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5 – Peugeot XP400

Sim, a Peugeot também entrou na onda das scooter adventure e lançou a XP400 na Europa. Ou seja, a famosa fabricante de carros é mais uma a competir no segmento de scooter ADV. Com motor monocilíndrico de 400 cc e 36,7 cavalos, ela chega até mais potente que a Honda ADV 350, com 28 cv, aliás está última a única aventureira da marca japonesa ainda não disponível no Brasil.

scooter ADV, Peugeot XP 400

Peugeot XP 400 chega em duas versões, com opções de bolha dianteira escurecida, suspensões mais sofisticadas e rodas raidas ou de liga-leve

Além disso, o modelo francês tem um belo conjunto, com rodas de 17 e 15 polegadas, calçando pneus Pirelli Scorpion Rally – destacando suas pretensões aventureiras. A moto tem ainda painel TFT de 5 polegadas, sistema de partida sem chave, protetores de mãos e tomada USB.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]