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A scooter elétrica da BMW, CE 04, mal chegou aos principais mercados da marca (o que inclui o Brasil) já tem uma rival direta! Isso porque a chinesa CFMoto está trabalhando em um uma novidade alternativa à combustão e com visual igualmente futurista! Confira só essa surpresa que deve vir do outro lado do mundo.

Scooter elétrica e futurista da BMW tem rival

A CFMoto tem estado ocupada com uma grande scooter elétrica. Trata-se de um conceito apelidado de Magnet, que é um modelo movido a bateria para rivalizar diretamente com opções como a BMW CE 04. E recentemente, uma nova patente da marca chinesa parece mostrar a versão de produção real dessa scooter.

Modelo chinês vai rivalizar diretamente com a BMW CE 04 quando ser lançado

As informações da CFMoto sobre o conceito Magnet prometem que ela será capaz de atingir uma velocidade máxima de 150 km/h, com um alcance de 200 km entre as recargas. Esses números sugerem então que de fato o veículo é mais do que apenas um conceito – é um modelo com números reais de uma scooter elétrica atual.

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Moto elétrica pode vir mais “adequada à realidade”

Segundo os registros de patente da CFMoto, alguns elementos do conceito – principalmente os painéis laterais transparentes que expõem as baterias – podem ter sido deixados de lado. No registro recente, a seção central que contém a bateria é feita de alumínio, em vez de plexiglass e funciona agora como estrutura principal.

Registros de patente da CFMoto mostram a scooter elétrica mais adequada a realidade para entrar em produção

Mas como visto no conceito Magnet, o design da patente apresenta um braço oscilante de um lado, um garfo invertido e pinças de freio de montagem radial. O motor elétrico é montado atrás do chassi principal, acionando a roda traseira larga por meio de uma correia dentada.

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Resfriamento da bateria será peça chave!

A patente da CFMoto gira – especificamente – em torno do sistema de resfriamento da bateria. Nela, os componentes básicos da unidade podem ser usados para criar ser resfriada a ar ou a líquido, através de um painel lateral com aletas.

Vale lembrar que a bateria resfriada a líquido permitiria um maior desempenho e recarga mais rápida, mas com maior custo do que uma versão resfriada a ar! Falando nisso, os próprios módulos de bateria, dentro do invólucro de liga leve, são bem diferentes dos pacotes usados no conceito Magnet.

Conceito Magnet tinha conjunto de baterias removíveis expostas, o que não deve ser visto na moto de produção!

A moto conceito tinha baterias removíveis montadas verticalmente, enquanto a patente de produção mostra dois pacotes completos, permanentemente montados dentro do chassi. Outras ideias tecnológicas da Magnet incluíam câmeras frontal e traseira, bem como sistemas de controle de voz e toque, além de um sistema de recuperação de energia cinética.

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Ainda não se sabe se estas últimas tecnologias citadas estarão no modelo de produção, mas a patente parece confirmar isso, com a grande tela vista na posição do painel. Ou seja, de fato a BMW CE 04 vai ter um rival à sua altura em breve!

 

Mas e a scooter elétrica da BMW?

A scooter elétrica CE 04 é um importante lançamento recente da BMW, disponível em muitos mercados. Tem design futurista, dimensões generosas e bom desempenho. Seu motor elétrico entrega 42 cv (31 kW) de potência, acelera de 0 a 50 km/h em 2,6 segundos e promete autonomia de 130 km. Custa 13.250 euros (cerca de R$ 73 mil). Para comparação, é basicamente o preço de uma BMW F 850 GS, vendida por 13.260 euros.

 

 

E o Brasil? Apesar da BMW ter trazido importantes lançamentos ao país, como a custom R 18 e a naked F 900 R, o segmento das scooter parece menos relevante neste momento. Atualmente, a marca não oferece as C 400 X e C 400 GT por aqui, além de não dar indícios de que trará a CE 04 em breve.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]