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Qual a velocidade máxima de uma scooter elétrica? A resposta irá variar drasticamente se estivermos falando de um modelo pensado para o uso urbano ou de um protótipo criado para estabelecer novas marcas. E foi justamente isso que o italiano Alessandro Tartarini, dono da marca Velocifero, fez: desenvolveu uma scooter para alta velocidade, tentando extrair o máximo de desempenho dessa categoria.

Scooter elétrica estabelece novo recorde

No dia 1º de outubro, uma scooter elétrica estabeleceu um novo recorde de velocidade no autódromo de Monza, na Itália. Alessandro superou o antigo recorde do pai, ao pilotar uma scooter elétrica, especialmente preparada, a 200 km/h. A aceleração é igualmente surpreendente: 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

Protótipo Velocifero atingiu 200 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,27 segundos

Os resultados foram certificados oficialmente por cronometristas, reconhecidos pelo CONI (Comitê Olímpico Nacional Italiano). Tudo isso, 54 anos depois do pai, Leopoldo Tartatini, alcançar o “Recorde Mundial de Velocidade” com um protótipo de três rodas, no mesmo circuito italiano.

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Aliás, Monza é o templo italiano da velocidade. No entanto, o novo marco de Alessandro de 200 km/h está muito longe daquele que o piloto Juan Pablo Montoya estabeleceu no circuito. Em 2005, a bordo da McLaren, o colombiano marcou 372,6 km/h na pista italiana – durante os treinos para o Grande Prêmio da Itália de F1.

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Scooter Velocifero recordista

A scooter elétrica Velocifero recordista se assemelha a um modelo urbano normal. A máquina tem centro de gravidade baixo, motor colocado no centro e conectado à roda traseira por meio de uma corrente de transmissão tradicional.

Alessandro Tartarini segui exemplo do pai ao realizar recorde em Monza

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Na verdade, o motor de 149.000 watts (200 cavalos) mal cabe junto às rodas. A própria Velocifero realizou a construção, uma empresa que conta com uma gama de 25 modelos de scooters, motocicletas, bicicletas e patinetes, não só elétricas.

Outra curiosidade: segundo Alessandro Tartarini, atualmente, as scooters elétricas têm seus designs semelhantes aos modelos “normais” a gasolina. Mas com a Velocifero ele sempre desejou criar veículos que se parecessem acessíveis e bonitos, mas também diferentes de uma scooter “tradicional”.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]