Ultraje! Acho que essa é uma das  palavras que os fãs da Honda CB podem ao ver este assunto. O que aconteceu foi que um cidadão transformou uma Honda clássica em uma moto elétrica! Ou seria apenas um sinal dos novos tempos?

Quem realizou essa proeza se chama Adam Waldron. Ele é um designer britânico que mora em Londres e possui alguns projetos voltados à sustentabilidade – e aparentemente esse foi o objetivo e justificativa para transformar o Honda CB de 100cc em uma moto elétrica. Um dos pilares desse projeto é fazer ‘reaproveitamento de coisas e máquinas’. 

antiga honda cb 100

Depois de desistir do projeto cafe racer, um motociclista inglês decidiu transformar sua antiga Honda CB 100 em uma moto elétrica

Antiga Honda CB 100cc vira moto elétrica

Pensando em questões de sustentabilidade, o inglês queria que sua futura criação fosse uma moto elétrica. Então, utilizou um projeto fracassado de cafe racer (moto  em estilo clássico pensada para corridas) com base na simpática Honda CB 100 da década de 1980. Adam também adquiriu uma carga de peças de reposição. E removeu o motor a gasolina do chassi, claro.

Agora precisava de um motor elétrico e uma bateria e pensou em buscar componentes da China.  Para o projeto, usou um motor de cubo (que vai preso junto à roda traseira), que recebe energia de uma bateria principal localizada onde o motor de 100 cc costumava ficar anteriormente. Sua caixa de bateria foi projetava por ele mesmo, sob medida para a moto. O criador disse que a moto consegue rodar até 55 quilômetros, com a bateria totalmente cheia.

antiga honda cb 100 transformada em moto eletrica

Projeto é interessante ao unir passado e presente. Aqui, o farol redondo e a ferrugem do tanque dividem espaço com a bateria e o motor elétrico preso junto à roda traseira

Além de tudo isso, ele deixou claro que não foi feita só a troca do motor, uma vez que esse foi o ponto crucial do projeto. O freio traseiro foi trocado por uma unidade acionada por cabo para uma hidráulica, também a disco, já que o antigo sistema de tambor teria dificuldade para receber o motor elétrico. 

Muitas coisas foram mantidas em seu estado original. Incluindo o assento, o tanque, o cubo dianteiro, a suspensão dianteira, o acelerador e todas as luzes. Todos esses itens permanecem os mesmos de antes. 

Veja mais:

Quanto custa e como anda a Honda CB elétrica

Waldron menciona que a velocidade máxima da “CB100-E” é de 54 km/h, pouco acima do padrão de um ciclomotor (ou cicloelétrico). Ou seja, é uma moto simples e pensada para o uso urbano, percorrendo distâncias curtas.

Algo bem impressionante é saber que o preço dessa motocileta se encontra abaixo de R$ 12 mil, mesmo convertido de Libras Esterlinas (que valem muito mais que a nossa moeda). Apesar da moto possuir um desempenho simples, aposta na estétia encantadora das clássicas Honda dos anos 1980. E mesmo que alguns possam achar bem curioso transformar uma CB de 100cc em uma moto elétrica, ela é convidativa aos entusiastas dessa estética e de customização. 

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.