Publicidade

Depois de uma longa espera e sendo cotada já algum tempo, a Suzuki enfim apresentou a scooter Burgman em versão elétrica. Apesar disso, o modelo ainda está em fase de testes e será uma experiência de mercado na casa da fabricante, o Japão.

Suzuki lança nova Burgman elétrica

A Suzuki acaba de revelar a e-Burgman, nada menos que uma versão elétrica baseada na pequena Burgman 125. Com base no modelo à combustão da marca, a empresa coloca agora a novidade para testes no Japão.

suzuki burgman elétrica

Scooter elétrica entra agora em testes no Japão

Em um primeiro momento, serão apenas oito unidades produzidas. E todas estas novidades serão utilizadas na região de Tóquio. Tudo isso para que a fabricante de Hamamatsu realize testes. Somente depois é que de fato o modelo pode entrar em linha de produção.

Publicidade

Lembrando que a Suzuki planeja lançar oito motos elétricas até 2030. Além disso, a empresa prometeu apresentar seu primeiro modelo elétrico até 2024. Com isso, a marca corre para desenvolver a tempo a sua novidade prometida.

Veja também:

Scooter elétrica é baseada em modelo já popular da marca

Como é a scooter elétrica? 

A nova Suzuki e-Burgman é alimentada por baterias compatíveis com o sistema Mobile Power Pack. Essa novidade nada mais é do que um conjunto de bateria intercambiável, novidade que foi desenvolvida em conjunto com várias marcas.

Publicidade

Isso mesmo, na busca por estabelecer um padrão de bateria para veículos elétricos, as quatro gigantes japonesas – Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha – e a petrolífera Eneos – reuniram esforços para padronizar um novo sistema.

burgman elétrica terá bateria padrão

Mobile Power Pack desenvolvido em conjunto a Honda deve equipar também o modelo da Suzuki

Com isso, além das baterias, as motos elétricas das marcas podem compartilhar estações para que as mesmas possam ser trocadas, quando houver necessidade. Voltando ao e-Burgman, apesar de não ser ainda um modelo para venda, a scooter teve algumas das suas informações técnicas reveladas.

A scooter será movida por um motor que pode gerar 4kW de potência, cerca de 1,8 kgf.m de torque. Enquanto isso, a velocidade máxima foi divulgada com a faixa de 60 km/h, enquanto a autonomia pode chegar a até os 44 km. O peso informado é de 147 kg.

Publicidade

Agora, resta acompanhar quais serão os resultados dos testes e quando acontece o provável lançamento da Burgman elétrica!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]