Publicidade

A Suzuki lançou a nova trail V-Strom 800 junto da versão naked GSX-8S durante o Salão de Milão (EICMA) 2022, em novembro. Poucos dias depois, as motos equipadas com um novo motor bicilíndrico já estavam confirmadas para o Brasil. Para ficar ainda melhor, agora tiveram seus preços confirmados na Europa, dando uma prévia de como deve ser o posicionamento de mercado por aqui.

Competitivo? Preço da nova Suzuki V-Strom 800  

As novas Suzuki V-Strom 800 e GSX são movidas pelo novíssimo motor DOHC bicilíndrico paralelo de 776 cm³. Um propulsor refrigerado a líquido, com distribuição de duplo comando com quatro válvulas por cilindro.

O motor adota o sistema patenteado Suzuki Cross Balancer, que utiliza dois balancins posicionados a 90° em relação ao virabrequim – para reduzir as vibrações. A caixa de câmbio é de seis marchas – com sistema de troca rápida bidirecional  – e combinada com embreagem assistida com sistema deslizante.

Suzuki V-Strom 800 vem para rivalizar com as trails de média cilindrada na Europa

Publicidade

 

Desta forma, a nova V-Strom 800 tem motor e linha e não unidade em V, que curiosamente segue nomeando a linha. No modelo, o propulsor gera 84,3 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 7.8 kgf.m a 6.800 rpm.

Em seu pacote, a aventureira tem destaque no design, que manteve o desenho clássico que remete a DR-Z da década de 80. Mas também conta com faróis de LED sobrepostos – a última tendência da Suzuki.

Custando 11.500 euros (mais de R$ 63 mil em conversão direta) o modelo chega levemente acima da Yamaha Ténéré 700, também trail bicilíndrica, à venda por 10.999 euros (mais de R$ 60 mil). No entanto, a Suzuki tem muito mais tecnologia.

Publicidade
Motor-Suzuki-V-Strom-800-DE-e-a-GSX-8S-768x512

Novos modelos da Suzuki são movidos pelo novíssimo bicilíndrico paralelo de 776 cm³

A V-Strom tem três níveis de controle de tração, com função específica G (Gravel) – que permite fazer algumas derrapagens na aceleração. Além disso tem painel TFT de 5 polegadas, que a Ténéré 700 ganhou somente na versão 2023.

Por fim, a moto ainda chega mais potente que a rival da Yamaha e até que BMW F 850 GS. Além disso, a Suzuki V-Strom 800 pode dividir a preferência de consumidores de rivais acima de sua categoria, porque aposta em sua capacidade off-road com as rodas raiadas de 21 e 17 polegadas.

V-Strom 800

Nova V-Strom já teve seu lançamento confirmado no Brasil para 2023

Publicidade

Vale ressaltar que ela também rivaliza diretamente com a Honda Transalp (confira aqui o comparativo das Honda e Suzuki). E em resumo, a V-Strom 800 chega realmente com preço competitivo!

Comparativo V-Strom 800
Modelo Preço (em Euros)
Yamaha Tenere 700 10.999
Suzuki V-Strom 800 DE 11.500
BMW F 850 GS 13.650
Honda Africa Twin 1100 15.190
Suzuki V-Strom 1050 15.290
Suzuki V-Strom 1050 DE 15.990

Veja também:

GSX-8S, rival da nova Hornet!

O novo motor da Suzuki também dá vida a nova naked Suzuki GSX-8S. O modelo chega posicionado na Europa entre a SV 650 e a GSX-S 1000, sendo visualmente inspirada na moto de 1000cc. No entanto, na 8S o motor foi levemente ajustado, entregando 82.9 cv a 8.500 rpm e torque de 7.8 kgf.m a 6.800 rpm.

2023-suzuki-gsx-8s-static-front-left-detail

Nova GSX-8S chega com design alinhado as novas tendências da Suzuki e com motor de 776 cm³

 

A motocicleta possui com farol de LED empilhado na frente e exibe a subestrutura de treliça exposta. As suspensões são da KYB e frenagem conta com um par discos 310 mm (dianteiros) e um disco único de 240 mm (traseiro), com ABS de duplo canal.

Assim como a trail, a moto tem também vários auxílios eletrônicos, incluindo quickshifter bidirecional, três modos de pilotagem e três configurações de controle de tração. Tudo isso também controlado por meio do novo painel TFT de 5 polegadas.

Modelo chegou com a dura missão de encarar concorrentes como a badalada nova Hornet

No entanto, ao contrário da trail V-Strom, a briga fica mais apertada para a naked da Suzuki. Isso tudo por conta de um novo lançamento, a Honda Hornet. Gerando 91,9 cv de potência e 7,5 kgf.m de torque, e pesando em ordem de marcha 190 kg – a nova CB 750 chegou na frente!

Ou seja, é mais leve e potente que a GSX-8S e seus 202 kg. Como se não bastasse, a Honda oferece a nova Hornet por 7.990 euros (R$ 44 mil em conversão direta), enquanto a Suzuki sai por 8.900 euros (R$ 49 mil). Outra concorrente é a MT-07, vendida por 7.999 euros (R$ 44 mil).

Comparativo GSX-8S
Modelo Preço (em Euros)
Honda Hornet 750 7.990
Yamaha MT 07 7.999
Suzuki GSX-8S 8.900
BMW F 900 R 9.300
Yamaha MT 09 10.599
Suzuki GSX-S 1000 13.390

Até o momento, apenas a GSX-8S está confirmada para o Brasil. No entanto, existe a chance de que a Hornet também possa desembarcar, rivalizando com a gama MT Yamaha – já presente, mas com uma geração de atraso. Teremos briga boa em 2023 entre as nakeds!

 

Preço das novas Suzuki 800 no Brasil

Como as novas V-Strom 800 DE e GSX-8S devem desembarcar por aqui apenas no segundo semestre de 2023, ainda vai levar um tempo até os preços brasileiros serem revelados. Contudo, devem obedecer ao posicionamento internacional, colocando elas próximas de concorrentes como BMW F 850 GS e Yamaha MT 07, que aqui têm preços sugeridos de R$ 72.500 e R$ 45.990, respectivamente. Assim, a V-Strom 800 deve custar cerca de R$ 60 mil, enquanto a naked deve vir por aproximadamente R$ 51 mil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]