A Suzuki lança no Brasil a GSXR 1000 R MotoGP Edition, a versão da esportiva japonesa com a pintura e grafismos da moto pilotada por Joan Mir e Alex Rins na categoria master da motovelocidade mundial.

O modelo chega em versão limitada (inicialmente a apenas 60 unidades!) e as diferenças entre a versão padrão são apenas estéticas. Mas isso não quer dizer que estamos falando de qualquer moto. Ainda é uma GSXR 1000 R com tudo de melhor que a marca pode oferecer. Confere só:

Suzuki GSXR 1000 R MotoGP Edition 

O destaque principal é claro fica a cargo do esquema de cores, que mescla tons em azul metálico e cinza. A inspiração vem diretamente da RM62, o modelo de 50 cilindradas que deu à marca japonesa o primeiro título mundial de motovelocidade, em 1962. Também são as mesmas cores das GSX-RR usadas atualmente na MotoGP e campeã da temporada 2020.

Suzuki GSXR 1000 R MotoGP Edition

Posta lado a lado, GSXR 1000 R MotoGP Edition tem visual muito semelhante ao modelo usado em corridas

A Suzuki GSXR 1000 R MotoGP Edition é movida pelo motor de quatro cilindros em linha, de 998,8 cm³, refrigeração líquida e comando variável de válvulas. O propulsor é capaz de entregar potência máxima de 202 cv de a 13.200 rpm e torque de 12 kgf.m em 10.800 rpm. A transmissão é de seis velocidades, com quickshifter bidirecional para troca rápida de marchas.

Suzuki GSXR 1000 R MotoGP Edition

Pilotos do time de fábrica da Suzuki, o campeão Joan Mir e Alex Rins ao lado da novidade

 

O conjunto da esportiva ainda conta com suspensões da Showa, com reservatórios remotos. As rodas de 17 polegadas são calçadas com pneus nas medidas 120/70 na dianteira e 190/55 na traseira. Segurando o modelo de 202 kg temos os freios Brembo, com discos duplos de 320 mm de diâmetro na dianteira. Na traseira há disco único de 220 mm.

Veja também:

Suzuki GSXR 1000 R MotoGP Edition

GSXR 1000 R nasceu inspirada nas pistas com fome de asfalto nas ruas

Tecnologia que não deixa a desejar a uma MotoGP

Ainda que não compartilhe diretamente elementos de mecânica e demais itens dos protótipos da MotoGP, a GSXR não deixa a desejar em tecnologia.

O modelo conta com acelerador com três modos de pilotagem, controle de tração com 10 níveis e sistema de freios ABS. Além do sistema de assistente de baixa rotação, para que o motor não desligue nas arrancadas e controle de largada.

Suzuki GSXR 1000 R MotoGP Edition

Suzuki não poupou nos detalhes da pintura da GSXR 1000 R MotoGP Edition, basta comparar aos protótipos!

Falando em eletrônica, ela traz unidade de medição inercial (IMU), que monitora o movimento da GSXR 1000 R em 6 direções. Tudo isso ao longo de 3 eixos, na inclinação frontal de frenagem e aceleração, inclinação lateral em curvas e direção.

Para monitorar tudo isso, a motocicleta conta com instrumentação em tela de LCD multifuncional. Nela é possível monitorar o modo S-DMS e os indicadores de nível de movimento TCS, bem como os inúmeros medidores e funções, além de lembretes de serviço.

Suzuki GSXR 1000 R MotoGP Edition

Suzuki GSXR 1000 R MotoGP Edition chega no Brasil em número limitado de unidades!

Suzuki GSXR 1000 R MotoGP Edition preço no Brasil

Segundo a J. Toledo, empresa que representa a Suzuki no país, a GSXR 1000 R MotoGP Edition tem um número limitado de unidades oferecidas no Brasil – inicialmente de 60 motos. A novidade chega com o valor sugerido de R$ 116.900. É preço para se sentir de MotoGP nas ruas.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]