Os scooter passam por um verdadeiro boom no mercado brasileiro. Se representavam menos de 3% dos emplacamentos de motos em 2015, quatro anos depois já acelerava rumo aos 9%. Porém, nem todo o mundo pode comprar um scooter zero.
E foi pensando em quem está com a grana curta que elaboramos esta lista de 5 scooter por até 5 mil reais. Usados, com média de 9 anos de uso, todos já foram descontinuados e alguns quase sumiram das ruas e concessionárias, mas ainda podem ser uma opção a quem tiver sorte em sua busca.
Scooter por até 5 mil reais
Antes de apresentarmos os scooter de até 5 mil reais, um esclarecimento. Consideramos aqui modelos que tenham de 5 a 10 anos de uso – e abrimos uma exceção ao Burgman, que tem 11. Já os preços têm como base a tabela FIPE e expressam uma média cobrada por vendedores. Se você tem um pouco mais em caixa, vale conferir a lista de 7 motos usadas por até R$ 10 mil.
Scooter por até 5 mil reais
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Modelo | Ano | Preço Fipe | |
1 | Dafra Smart 125 | 2013 | R$ 5.384 |
2 | Yamaha Neo 115 | 2011 | R$ 5.082 |
3 | Suzuki AN 125 Burgman | 2010 | R$ 5.045 |
4 | Kasinski Prima 125 | 2013 | R$ 4.421 |
5 | Sundown Future 125 | 2013 | R$ 3.143 |
Bônus | Honda Lead 110 | 2010 | R$ 6.178 |
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1 – Dafra Smart por até 5 mil reais (R$ 5.384)
Abrimos a lista de scooter de 5 mil reais com o Smart 125. Ele foi o primeiro fruto da parceria entre Dafra e Haojue, hoje marca conhecida dos brasileiros, chegou ao mercado em 2010 e permaneceu até 2015.
A grosso modo, nada mais é do que um Burgman 125 com diferenças sutis. Isto porque era a Haojue quem fabricava o Suzuki Burgmanzinho vendido no Brasil. Assim, a ficha técnica é praticamente idêntica e ainda conta com itens ausentes em algumas versões do ‘primo’ mais caro, como injeção eletrônica. Veja o teste com o Dafra Smart 125.
2 – Yamaha Neo 115 (R$ 5.082)
A Neo 115 deixou saudades a muitos proprietários. Entre seus pontos fortes estava, sobretudo, a dirigibilidade ‘de moto’. Isto acontecia graças as grandes rodas de 16 polegadas na frente e atrás, gerando uma experiência bem diferente de pilotar um scooter de rodas menores, como um Burgman de aros 10.
O scooter Yamaha chegou ao Brasil em 2004, ganhou uma (bem-vinda) atualização em 2008, ficou nas lojas até 2012 e só teria um substituto direto em 2017, com a chegada do Neo 125. O 115 ainda mandava bem pela qualidade dos freios, mas poderia ser um pouco mais econômico. Veja seu review.
3 – Suzuki Burgman 125 (R$ 5.045)
O Suzuki An 125 Burgman é o terceiro colocado na nossa lista de scooter de até R$ 5 mil… mas ele não é tão Suzuki assim. Acontece que, como dito acima, ele era produzido pela (até então menos) conhecida fabricante chinesa Haojue e recebia as identificações da Suzuki antes de chegar às concessionárias.
O Burgmanzinho quase despensa apresentações. Possivelmente o primeiro scooter pequeno a fazer sucesso no país, ele chegou em 2006 e obteve bons números de vendas. Por trás do sucesso, mecânica confiável, economia de combustível, conjunto leve e muita agilidade. Porém, demorou para ser atualizado e perdeu a liderança do segmento ao Honda Lead.
4 – Kasinski Prima 150 (R$ 4.421)
Diferente do Burgman, o pequeno Prima 150 não chegou a ser um sucesso de vendas – ainda assim, emplacou mais de mil unidades em 2013. Por isso, pode ser difícil encontrá-lo em revendas ou vendedores particulares.
Mas ele tem seus trunfos, como o fato de ser o modelo mais potente da nossa lista. Seu motor de 150 cm³ entregava 12,2 cv de potência e 1,1 kgf.m de torque. O visual era inspirado nos clássicos scooter italianos, com direito a dois tons de cores em algumas versões. Lembre o teste com o Prima 150. Ah! Tinha até uma versão elétrica, o Prima Electra.
5 – Sundown Future 125 (R$ 3.143)
O Future é o mais barato dos nossos scooter de até 5 mil reais. Aliás, é o único que poderia participar de uma lista de ‘scooter por até 4 mil reais’, visto que pode ser encontrado no mercado com preços pouco acima dos R$ 3 mil.
Seu valor despencou após o fechamento da fábrica, em 2014, que se tornou sinônimo de dificuldade para encontrar peças de reposição – especialmente componentes plásticos. Apesar disso, ainda faz alguns proprietários felizes com seu porte de scooter maior, bom sistema de iluminação e espaço generoso para tralhas.
Bônus: Lead 110, o scooter que quase entrou na lista
Ué, nenhum Honda na lista de scooter por até 5 mil reais? É, nenhum. O modelo foi mais uma ‘vítima’ da supervalorização das motos usadas, movimento que está ganhando força à medida em que os preços das motos novas não param de subir. O modelo 2010, por exemplo, tem preço médio de R$ 6.178.
O pequeno scooter de rodas 14″ e 10″ foi trazido pela marca ao país em 2010 com a missão de fazer frente ao Burgmanzinho. Deu certo. Com a grande rede de assistência técnica da Honda e um produto de qualidade, o Lead logo se tornou um sucesso, completando diversos calendários no posto de modelo mais vendido do país. Saiu de cena em 2016, já na presença do PCX, mais moderno.