Publicidade

O britânico Mark Waters coleciona milhares de quilômetros em sua jornada ao redor do globo terrestre. Entretanto, quando ele partiu em julho de 2018, o máximo que já havia percorrido eram quatro dias em torno do País de Gales, em uma Kawasaki ZX-9R, 15 anos atrás. Como Waters decidiu se aventurar no mundo de Tenere 660 Z mundo afora é um exemplo inspirador, confira!

Ténéré 660Z e Mark Waters desbravam o mundo juntos

Tenere 660 e Waters

Waters nunca havia pilotado uma moto off-road antes, possuindo apenas esportivas. Apesar disso, ele comprou uma Yamaha XT660Z Ténéré 2009 e partiu para o desconhecido… apenas 48 horas depois de pegá-la!

O britânico não fazia a menor ideia de como os pneus off-road iriam se comportar. Além disso, de cara sua primeira experiência na terra foi no Vale Wakhan, no Tajiquistão.

Publicidade

Waters desafiou o desconhecido em sua expedição, pela primeira vez com uma motocicleta

Em 2014, o aventureiro fez uma viagem ao redor do mundo, apenas com uma mochila nas costas e voando. Na metade do caminho ele já sabia: queria fazer isso de motocicleta. Com o sonho em prática, tendo deixado o Reino Unido com pouco mais de 25 mil quilômetros no painel, a Ténéré agora está mostrando mais 90 mil. Isso depois de carregá-lo por grande parte da Europa e Ásia.

Muitos quilômetros e peças quebradas 

Ao longo do tempo, Waters saiu da Europa, passou pela Rússia e finalmente chegou à Mongólia. Isso tudo antes que uma falha na caixa de câmbio o deixasse preso na capital do país, Ulan Bator, por dois meses. Depois de enviar a moto de volta para casa em novembro, ele partiu novamente em maio de 2019.

Pelo caminho muitos quilômetros, paisagens e algumas peças quebradas

Publicidade

Viajando de volta para a Mongólia em apenas 12 dias, ele então explorou países como China, Paquistão e Índia. Claro, antes de perder mais um mês para mais problemas com a caixa de câmbio. Em seguida, foi para o Nepal, Mianmar, Tailândia, Laos e Camboja, antes que a biela começasse a bater em fevereiro de 2020.

Juntando dinheiro para voltar à estrada

Com a pandemia de Covid-19 se expandindo, Waters foi forçado a ficar no Camboja até o final de dezembro – retornando ao Reino Unido pouco antes do Natal, para surpreender sua família. Agora, de volta a casa, ele pretende juntar mais dinheiro e, claro, retornar sua viagem de onde parou, ao sul da Tailândia.

A pandemia parou Waters, mas ele já esta juntando esforços para um retorno assim que possível, aos mais exóticos lugares

Para encher seu cofre, atualmente o aventureiro está trabalhando em dois empregos. Por fim, segundo o corajoso viajante, qualquer pessoa que estiver pensando em tal aventura deve apenas ir em frente. “Se eu posso fazer isso sem nenhuma experiência e algum planejamento de bom senso, então qualquer um pode fazer”, diz Waters.

Publicidade

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza