A Fazer 250 รฉ fruto de um dos projetos mais acertados da Yamaha no Brasil e ajudou a marca a ganhar espaรงo no mercado brasileiro. O modelo 2018, que chegou no final do ano passado ร s ruas, tem a missรฃo de continuar impulsionando a marca para reconquistar mais espaรงo. Para isso, a moto sofreu significativas mudanรงas que reforรงaram as mesmas caracterรญsticas das versรตes anteriores, agora com um leve toque de esportividade, mas sem perder seu carรกter urbano.
Para tentar entender essa mistura que podemos chamar de “mais do mesmo”, jรก que a mexida na moto deixou-a melhor do que antes em muitos aspectos, utilizamos a moto nas situaรงรตes onde ela รฉ normalmente usada pela sua legiรฃo de consumidores e fรฃs (sรฃo mais de 300 mil unidades vendidas desde 2006). Fizemos um circuito que misturou cidade e estrada, totalizando 680 km e duas constataรงรตes prรกticas sรฃo claras: ela estรก mais rรกpida e รกgil, porรฉm penalizou um pouco do conforto para longos trajetos das versรตes anteriores.
Estas duas novidades ficam bem fรกceis de explicar: um novo chassi mais leve que encurtou a moto e a posiรงรฃo das pedaleiras um pouco recuadas, junto com o guidรฃo em posiรงรฃo mais alta. Uma mistura que acabou deixando essa posiรงรฃo de pilotagem ligeiramente indefinida, o que fica sensรญvel apรณs perรญodos mais longos de pilotagem. Se a ideia era dar mais esportividade, o recuo das pedaleiras faz sentido, mas o guidรฃo mais alto vai na direรงรฃo contrรกria disso.
Apesar dessa indefiniรงรฃo quanto ร posiรงรฃo de pilotagem da nova Fazer 250, continua sendo um grande prazer conduzir a moto, sobretudo em trechos sinuosos, seja no trรขnsito ou na estrada, pois estรก mais fรกcil mudar a moto de direรงรฃo rapidamente, reagindo instantaneamente a qualquer movimento do piloto. Soma-se a isso as respostas do acelerador que estรฃo mais vigorosas, fruto de uma faixa de torque melhor distribuรญda e que surge jรก em rotaรงรตes mais baixas, a Fazer 250 mantรฉm a qualidade da pilotagem. Mas essa agilidade toda poderia ser ainda maior, nรฃo fosse o pneu traseiro mais largo, que passou deย 130/70-17 do modelo anterior, para 140/70-17, uma mudanรงa que deixou a moto com mais porte, mas cobra seu preรงo na agilidade.
Na apresentaรงรฃo da nova Fazer 250, no inรญcio de novembro do ano passado,ย a Yamaha usou a palavra surpreendente e nรณs usamos a palavraย aperfeiรงoada para definir a nova moto.ย Agora que tivemos contato mais intenso e em condiรงรตes de uso regular com a moto, podemos dizer que as duas palavras definem bem a moto. O grupo de engenheiros multinacional (indianos, japoneses e brasileiros) que trabalharam para mudar e melhorar a moto, conseguiu colocar elementos que surpreendem, aperfeiรงoam e de fato renovam a moto, o que parecia difรญcil de acontecer.
Alรฉm da melhora sensรญvel na agilidade e nas respostas da moto com o novo chassi e das pequenas mudanรงas tรฉcnicas no motor, surpreendeu bastante a boa mรฉdia de consumo que fizemos com ela em uso normal, que ficou em 34,4 km/l. No teste da Fazer 250 anterior que fizemos, em 2011, a moto nรฃo passou de 30 km/l. Abastecemos todo o tempo com gasolina comum e a pior marca de consumo foi feita no inicio do teste – 30,8 km/l -, quando pegamos a moto com o tanque cheio e nรฃo sabemos exatamente qual a proporรงรฃo da mistura etanol/gasolina. Pelo resultado, acreditamos que havia boa dose de etanol na mistura.
Apรณs este primeiro tanque de combustรญvel, abastecemos com gasolina e a mรฉdia de consumo subiu significativamente para 37,8 km/l, quando rodamos boa parte em estradas simples e rodovias, sempre prรณximo do limite de velocidade de 120 km/h. O tanque de combustรญvel, que agora tem capacidade para 14 litros (o anterior tinha capacidade para 18,5 litros) admite autonomia fรกcil para alรฉm dos 400 km e surpreende tambรฉm o fato de que tudo o que se vรช imitando o tanque de combustรญvel รฉ apenas uma cobertura de plรกstico e o tanque de combustรญvel estรก por baixo de tudo.
Apesar de nรฃo ter feito qualquer modificaรงรฃo no motor, dois itens sรฃo completamente novos e sรฃo fundamentais para que o desempenho da moto siga sendo destaque, sobretudo com o torque avantajado mais presente em baixas rotaรงรตes. O primeiro รฉ a caixa de ar muito maior, que alimenta melhor a mistura ar/combustรญvel e melhora a resposta do motor. O segundo รฉ oย escapamento, que permite melhor fluxo de gazes na saรญda e gera um ronco mais grave e encorpado. Estas duas mudanรงas deram ร moto 0,6 cv a mais de potรชncia, o que รฉ pouco perceptรญvel na velocidade final, mas muito sensรญvel nas respostas em rotaรงรตes mais baixas.
Nรฃo mexer no motor da moto, apesar do “clamor popular” por modernizaรงรฃo, como arrefecimento lรญquido e outras mudanรงas que lhe dessem mais potรชncia, foi uma decisรฃo conservadora da fรกbrica, que nรฃo quis colocar em risco a confiabilidade e resistรชncia do projeto atual. O motor segue sendo o mesmo, com um cilindro, arrefecimento misto (ar e รณleo), 249,5 cmยณ de capacidade cรบbica, duas vรกlvulas acionadas por comando simples no cabeรงote (SOHC โ Single Over Head Camshaft) que gera 21,3 cv (gasolina) e 21,5 cv (etanol), ambos atingidos a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6.500 rpm independente do combustรญvel ou da mistura que estiver no tanque.
Hรก ainda mais dois detalhes perifรฉricos ao motor, mas que influem diretamente no bom desempenho: o sistema de injeรงรฃo de combustรญvel que ganhou um bico injetor de 10 furos, padrรฃo para motos de alta cilindrada, e uma nova relaรงรฃo coroa e pinhรฃo, agora com 46 e 15 dentes respectivamente. O primeiro aumenta a eficiรชncia da atomizaรงรฃo da mistura ar e combustรญvel no interior da cรขmara de combustรฃo e o segundo se ajusta ao cรขmbio de cinco marchas para que o torque seja melhor distribuรญdo.
O maior responsรกvel por todas as mudanรงas na Yamaha Fazer 250 รฉ o novo chassi, que estรก 4 kg mais leve e agora รฉ do tipo diamante, com o motor fazendo parte da estrutura (era berรงo duplo). Fabricado em tubos de aรงo, o chassi manteve a boa rigidez do conjunto e atua positivamente para o equilรญbrio e controle absolutos da moto em manobras rรกpidas ou em baixa velocidade. A rapidez e agilidade nas mudanรงas de direรงรฃo se explicam pela diminuiรงรฃo no รขngulo de caster e no trail, que agora sรฃo de 24,5ยฐ e 98 mm (26,5ยบ e 104 mm na Fazer 250 anterior) respectivamente.
Os freios seguem o bom padrรฃo da marca e oferecem total seguranรงa, sem qualquer consideraรงรฃo negativa. Agora equipada com ABS de sรฉrie na versรฃo รบnica, os freios respondem bem e atendem corretamente a necessidade da moto com os discos nas duas rodas (282 mm na dianteira e 220 mm na traseira). Jรก as suspensรตes melhoraram muito, tanto no tocante a conforto quanto a estabilidade. Na dianteira o garfo telescรณpico agora tem tubos de 41 mm de diรขmetro (antes eram de 37 mm) e curso 10 mm maior (130 mm) e na traseira o amortecedor รบnico mudou de posiรงรฃo e agora tem sete posiรงรตes de ajuste para a prรฉ-carga da mola.
O sistema copia e absorve bem as irregularidades do piso sem transmitir desconforto ao piloto e mantรฉm os pneus grudados na piso em todas as condiรงรตes, corrigindo a maciez excessiva da suspensรฃo no modelo anterior. As rodas de liga leve sรฃo mais largas e estรฃo equipadas com pneus Pirelli Sport Demon medida 100/80-17 na dianteira e na traseira aumentou de 130/70-17 do modelo anterior, para 140/70-17, o que oferece um rodar macio e boa aderรชncia em qualquer condiรงรฃo.
No perรญodo que andamos com a Fazer 250 em Sรฃo Paulo, impressionou a quantidade de motociclistas que pararam para olhar a moto de perto. “Parece a XJ6”, “Estรก diferente” e “Ficou top” foi o que mais ouvimos. A verdade รฉ que ninguรฉm ficou indiferente ร ela e as mudanรงas estรฉticas realmente chamam muito a atenรงรฃo e deixam dรบvidas se รฉ “apenas” a Fazer 250 mesmo. Ponto para os designers da Yamaha, que se inspiraram na XJ6 para dar identidade familiar ร nova Fazer 250 e acertaram na mosca. Linhas esportivas, banco em dois estรกgios, pneu traseiro mais largo, farol dianteiro e lanterna traseira em LED, tudo conspira para dar ร moto um ar mais moderno.
Hรก carenagem por toda a moto, escondendo a grande viga lateral do chassi, o tanque de combustรญvel e a parte traseira atรฉ a rabeta, dando ร ela mais porte e presenรงa, mas complicando limpeza e manutenรงรฃo fora da concessionรกria. O painel รฉ totalmente digital agrega funรงรตes, como os indicadores de consumo instantรขneo e mรฉdia de consumo, alรฉm das funรงรตes tradicionais: velocรญmetro, o hodรดmetro total e dois parciais (trip-1 e trip-2) e โFuel Tripโ (que indica a quilometragem rodada na reserva), relรณgio, tacรดmetro e luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro, alerta de motor e do sistema Blueflex.
A Yamaha demorou para fazer mudanรงas significativas na sua moto, mas valeu a pena esperar. A marca consegui manter o que a moto tinha de excelente, melhorou muitos itens que necessitavam de mudanรงa e modernizou o produto para dar-lhe mais longevidade. Resta saber se a concorrente Honda, com sua CB Twister nรฃo vai contra-atacar para se manter na lideranรงa. A nova Yamaha Fazer 250 tem agora garantia de 4 anos e quatro opรงรตes de cores: azul metรกlico, branco metรกlico, preto sรณlido e vermelho com acabamento fosco. O preรงo na primeira quinzena de janeiro de 2018 รฉ de R$15.229,00 (tabela FIPE).
Ficha Tรฉcnica Yamaha Fazer 250 ABS 2018 |
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Motor | Um cilindro, SOHC, 2 vรกlvulas, arrefecido a ar, 4 tempos |
Cilindrada | 249,5 cc |
Diรขmetro x Curso | 74,0 x 58,0 mm |
Potรชncia Mรกxima | 21,3 cv/8.000 rpm (Gasolina) โ 21,5 cv/8.000 rpm (Etanol) |
Torque Mรกximo | 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Gasolina) โ 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Etanol) |
Alimentaรงรฃo | Injeรงรฃo Eletrรดnica |
Taxa de compressรฃo | 9,8:1 |
Peso Lรญquido | 149 kg |
Cรขmbio | 5 velocidades |
Dianteira | Garfo telescรณpico |
Curso da Suspensรฃo Dianteira | 130 mm |
Traseira | Balanรงa traseira tipo Monocross |
Curso da Suspensรฃo Traseira | 120 mm |
Dianteiro | Disco de 282 mm com sistema anti bloqueio (ABS) |
Traseiro | Disco de 220 mm com sistema anti bloqueio (ABS) |
Altura do assento | 790 mm |
Comprimento total | 2015 mm |
Largura Total | 770 mm |
Altura Total | 1070 mm |
Altura mรญnima do solo | 160 mm |
Distรขncia entre eixos | 1360 mm |
Tanque de Combustรญvel | 14ย litros (3,2ย litros reserva) |