Já falamos sobre as marcas de motos presentes no Brasil, que oferecem opções do mais variados tamanhos, preços e propósitos. Então, quando falamos em categorias e estilos, quais tipos de motos existem? Vem comigo que vou te apresentar os principais tipos pra você entender quais têm mais a ver com o que você procura!
Tipos de motos
Felizmente, existem motos para todos os usos e preferências. É tanta diversidade que constantemente surgem novas nomenclaturas, apontando possíveis novas ‘subcategorias’. É daí que surgem termos como maxitrail, maxiscooter, sport-touring ou crossover, por exemplo.
Porém, para facilitar, vamos apresentar apenas as categorias principais. Esses ‘tipos oficiais’ são os mesmos considerados pelas principais entidades do setor, como a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) ou a Fenabrave. (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Street, urbanas
Como o próprio nome sugere, são motos destinadas para o uso nas cidades. Para dar conta do corre, costumam ser resistentes e leves, além de permitirem garupa. É a categoria favorita do brasileiro, representando mais de 40% do total de motos emplacadas no país. Via de regra, tem opções de 100 a 250 cc. Um bom exemplo da categoia é a CG 160, líder isolada de vendas.
Trail, altas e aventureiras
Outro nome autoexplicativo. As motos Trail (‘trilha’ em inglês) são destinadas ao uso misto, podendo rodar com primor tanto em vias pavimentadas quanto em estradas de terra. Para isso, tem suspensões de longo curso (podendo chegar a 30 cm), grande vão livre do solo e rodas grandes, com medida tradicional de 21 e 18 polegadas. Já o motor pode ser o mesmo das street e assim modelos como Factor/Crosser e CG/Bros compartilham os propulsores. Um ótimo exemplo de moto trail é a Yamaha Lander 250.
Tipos de motos: Motoneta
As motonetas estão entre os tipos de motos com características bem definidas. O chassi é underbone, o câmbio é automático (ou semiautomático), a posição de pilotagem é sentada (como numa cadeira, e não montada como em um cavalo) e os motores são pequenos. No Brasil, a categoria se tornou um sinônimo da Honda Biz, que se encaixa perfeitamente nela e lidera o segmento há décadas.
Scooter, sinônimo de praticidade
Assim como a motoneta, o scooter também é um ‘motociclo’ (por isso o termo correto é ‘o scooter’ e não ‘a scooter’) mas com transmissão invariávelmente automática. Assim, hoje é sinônimo de câmbio CVT. São voltados ao uso urbano e customam ser bem equipados, com luzes em LED, chave com sensor de presença, controle de tração e outras tecnologias. No Brasil, podem ter de 125 cc a 750 cc. Um exemplo tradicional é o Honda PCX, líder da categoria.
Sport, carenadas como na MotoGP
As esportivas estão entre os mais famosos tipos de motos do mercado. Como o nome sugere, são voltadas ao esporte – no caso, à motovelocidade. Assim, seu motor, suspensões, chassi, carenagens e outros itens são projetados para o desempenho. Via de regra, podem ser de média ou alta cilindrada. No Brasil, atuamente partem de 321 cc. Exemplos são a R3 e a Panigale V4S, para quem busca uma experiência mais purista.
Naked, esportivas e urbanas
É fácil entender o que é uma moto naked: pegue uma esportiva e faça pequenas adaptações voltadas ao uso urbano, como pôr um guidão mais confortável e retirar a carenagem. Pronto. Como o nome sugere, elas são ‘peladas’, deixando o motor de aspirações esportivas à mostra. Cuidado para não confundir street e naked. Um exemplo: a CB 300F Twister é uma street, voltada ao uso urbano e economia; já a MT 03 é uma naked, basicamente uma moto de alto desempenho (a R3) sem carenagem.
Big Trail, tipo de moto queridinho da alta cilindrada
Lembra das trial? A grosso modo, uma big trail é uma aventureira grande. Assim, preserva as longas suspensões, grande vão livre do solo e versatilidade, mas adiciona um poderoso motor que pode passar dos 150 cv e, na maioria dos casos, generosos pacotes eletrônicos. Via de regra, também mandam bem em estradas não pavimentadas. Por serem muito confortáveis e reforçarem a sensação de liberdade, são as queridinhas da alta cilindrada atualmente. Um exemplo é a R 1250 GS, líder do segmento.
Off-Road, exclusiva para competições
Esse é mais um dos tipos de moto existentes. São motos de fora de estrada puristas, desenvolvidas apenas para o uso em pistas (não podem ser emplacadas para as ruas) e com foco em desempenho. Assim, itens como motor, suspensão e chassis costumam ser de altíssima resistência, para atingir altas velocidades e garantir a sobreviência em terrenos repletos de pedras, terra, barro e saltos. São motos de recreação ou competição. Um exemplo é Yamaha WR 250 F.
Tipos de motos: Custom
Certamente, o tipo de moto que mais originou nomenclaturas. Cruiser, estradeira, chopper, bobber, bagger, tracker e rat são só alguns dos termos. Resumidamente, as motos custom obedecem ao visual clássico (sobretudo norteamericano), são grandes, podem ser amplamente personalizadas e privilegiam o conforto. São as preferidas de muitos que buscam motos para viajar e planejam passar longe de estradas não pavimentadas. Este segmento tem uma rainha, a Harley-Davidson. Por isso, o modelo que escolhemos para representar as custom é a tradicional Fat Boy.
Ciclomotor, as cinquentinhasEsse tipo de moto é bem específico e até limitado pela legislação. Por lei, os ciclomotores são veículos de 2 ou 3 rodas que não podem ter mais de 50 cilindradas e nem ultrapassar os 50 km/h de velocidade máxima. Além disso, podem ser conduzidos com uma habilitação especial, a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), mas claro que quem tem CNH A também pode pilotá-los. Ao contrário do que muita gente pensa, precisam ser emplacados como qualquer moto maior. Um exemplo: AZ1, da Avelloz..
Veja mais:
- Veja preços: quanto custam as motos da Kawasaki em 2023
- Vai lhe surpreender: ChatGPT diz qual a melhor moto Honda 2023
- Além da Royal e Kawasaki, outra marca promete custom de 650 cc
Touring, as motos mais caras do mercado
Motos grandes, de alta cilindrada e pensadas exclusivamente para o uso em viagens. Adicione tecnologia de ponta e pacotes eletrônicos dignos de SUV de luxo e você terá as touring atuais. Por isso, também são caras. Atualmente, seus preços podem passar dos R$ 320 mil! Um ótimo exemplo é justamente a mais exclusiva delas, a BMW K 1600.