Publicidade

Os lend rios Belgas, Stefan Everts e J”el Smets acabam de somar mais um t¡tulo mundial em suas gloriosas carreiras, para Everts o s‚timo, e para Smets o quinto.

Isso aconteceu na 11a. e pen£ltima etapa do Campeonato Mundial de Motocross, realizada no dia 31/8, no circuito de Loket, na Rep£blica Checa. Um domingo com tempo feio, frio, com ventos, e at‚ alguns chuviscos. Mas isso nÆo tirou a disposi‡Æo do p£blico de 12.500 pessoas que foram at‚ l  para verem Campeäes Mundiais serem coroados.

Na bateria da categoria MXGP, Everts assumiu a ponta ainda na primeira volta, e nem precisou mais olhar para tr s. NÆo foi nem amea‡ado em momento algum, estava certo de que queria vencer. Mas s¢ baixou a guarda apenas na £ltima volta, quando sua equipe informou que seu £nico rival, J”el Smets, estava na d‚cima posi‡Æo e a dois minutos de diferen‡a para ele. Dada a bandeirada de chegada, e Stefan Everts j  p“de comemorar, pois tornou CampeÆo Mundial de Motocross 2003 na categoria MXGP, antecipadamente. Smets tamb‚m j  ‚ vice nesta categoria, pois nenhum outro piloto tem chances de superar sua pontua‡Æo.

Mas esse foi o dia em que a B‚lgica celebrou nÆo apenas a conquista de um, mas de dois t¡tulos Mundiais de Motocross. Porque no final da tarde, depois que J”el Smets conquistou sua 10a. vit¢ria na categoria 650 em 2003, ele tamb‚m j  p“de ser declarado CampeÆo Mundial de Motocross 2003 nessa categoria. Aos 34 anos de idade, Smets se tornou o piloto mais velho a conquistar um t¡tulo mundial na hist¢ria do MX, e com grande estilo, depois de ultrapassar Cedric Melotte e Javier Garcia Vico e ainda abrir uma vantagem de 11 segundos para o segundo colocado. Garcia Vico j  ‚ o Vice-CampeÆo.

Publicidade

Veja continua‡Æo da mat‚ria na Parte II