Publicidade

Uma fabricante norte-americana aposta no nióbio brasileiro para criar uma moto que pretende quebrar o atual recorde mundial de velocidade terrestre. Para isso, deve passar dos 400 km/h reais! Confira mais detalhes:

Moto com nióbio brasileiro a 400 km/h

Essa inovadora moto da Lightning Motorcycles foi apresentada na última semana, em Carmel Valley, na Califórnia (EUA). O modelo começou a ser desenvolvido há quatro anos em parceria com a empresa privada CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração).

Moto com nióbio brasileiro nasceu com o objetivo de quebrar recordes de velocidade

Nomeada Tachyon Nb, a motocicleta utiliza o nióbio extraído do Brasil no quadro, discos de freio e nos componentes eletrônicos. Desta forma, o metal é testado no modelo em diversos componentes. Uma das vantagens desta aplicação é a possibilidade de se reduzir o peso do chassi e ao mesmo tempo aumentar a resistência. Tudo isso aliado ao motor elétrico da moto – que usa a mesma tecnologia dos carros da Fórmula E – e pode render a potência próxima dos 300 cv.

Publicidade

Moto pretende quebrar recorde

A Tachyon Nb nasceu com uma missão: tentar quebrar recordes de velocidade! E a moto terá sua primeira tentativa no fim do mês de agosto, no icônico deserto de sal de Bonneville. Por isso, o modelo elétrico tem um visual semelhante a um foguete – coberta por uma carenagem aerodinâmica.

Moto tem motor elétrico e carenagem aerodinâmica

No entanto, segundo Richard Hatfield, CEO e fundador da Lightning, tudo vai depender também de fatores externos. De acordo com ele, essa será só a primeira tentativa, mas espera-se que a moto já seja a capaz de superar experiências anteriores.

O feito mais recente da marca na salina de Bonneville ocorreu em 2015. Na época, uma motocicleta da Lightning chegou a mais de 351 km/h. Foi o suficiente para deixar para trás outras 120 motos a combustão interna. Agora, a Tachyon Nb promete ultrapassar os 400 km/h!

Publicidade

Veja também:

Ferronióbio da CBMM – Acervo CBMM/Divulgação

Nióbio na moto elétrica

A Lightning Motorcycles utiliza o nióbio aplicado no módulo de carregamento integrado da bateria. Esse uso permite que todo o sistema seja mais eficiente, isso porque se reduz a perda no carregamento e na entrega de energia.

Outra novidade da fabricante é o uso do material nos discos de freio da Tachyon Nb. Nesse quesito, o metal melhora o desempenho em altas temperaturas. Segundo, a engenheiro e desenvolvimento da CBMM, os discos com nióbio não se deformam em frenagens em altas velocidades.

Publicidade

Vale lembrar que a CBMM é sediada em Araxá (MG), sendo a empresa líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio. Conheça as vantagens que o material traz e também desvantagens aqui.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]