Publicidade

Com a chegada da primavera, a Yamaha ruma a Istanbul, na Turquia, para colaborar com um novo membro da família Yard Built, a Bunker Custom Motorcycles. Os irmãos Can e Mert Uzer não são típicos construtores de motos personalizadas. Can é um skateboarder de alto nível da equipe Vans Skateboard da Turquia e Mert passou a construir motos após uma carreira em publicidade digital.2016_YAM_XSR700BUNKERS_EU_CUSTOM_STU_007

Os dois chamaram a atenção e interesse da Yamaha Motor Europe pela primeira vez com o projeto Yamaha SR500 de 1982. A transformação do super-clássico da Yamaha mostrava bem que era feita à mão. Como resultado, nasceu a colaboração com o Yard Built e os dois têm estado ocupados nos últimos meses a acrescentar o seu estilo Bunker Custom à Yamaha XSR700, construindo uma máquina robusta ao estilo Tracker que parece pronta a enfrentar praias, estradas de montanha e todas as outras circunstâncias com que se deparar.2016_YAM_XSR700BUNKERS_EU_CUSTOM_STU_004

“Estou muito impressionado com o trabalho que Can e Mert fizeram nesta construção”, comentou o coordenador de marketing da Yamaha Motor Europe, Cristian Barelli. “O que é realmente importante para mim é que mantiveram as características de agilidade e potência que definem a XSR700. Em torno delas adicionaram o seu estilo muito característico, revelando uma faceta completamente nova da XSR700.”

“Optamos pelo estilo Tracker porque queríamos mesmo captar o espírito de liberdade tanto quanto possível”, concordaram os irmãos Uzer. “O motor de dois cilindros é a base perfeita pelas suas características e a moto inspira a criar algo leve, ágil e livre.” Para criar a sua interpretação ao estilo Tracker da máquina Sport Heritage, a Bunker Customs elevou a posição do banco e criou mais espaço à frente para o condutor. Os irmãos Uzer também procuraram criar mais distância ao solo, reposicionando o escape e trocando a roda da frente por uma de 19″, para uma condução todo-o-terreno.2016_YAM_XSR700BUNKERS_EU_CUSTOM_STU_005

Publicidade

Para dar à moto o verdadeiro aspecto Bunker, todos os painéis da carenagem foram trocados por peças de alumínio de 2 mm trabalhado à mão, incluindo as coberturas do tanque de combustível, painéis laterais, para-lamas dianteiro e traseiro, proteções do radiador e base do banco. A estrutura em alumínio fresado em CNC, que suporta as coberturas do tanque, foi também lixada e polida. O guidão Renthal proporciona elevação suficiente para possibilitar a nova posição de pilotagem e o banco foi elevado 6 cm para acompanhar esta nova posição.

Um revestimento em camurça confere estilo ao banco e para continuar confortável e prática, o garfo dianteiro foi trocado por suspensões invertidas da MT-09 Tracer. As rodas também foram trocadas pelas rodas de raios da Super Ténére com pneus Goldentyre GT201 de 19″ à frente e de aro 17″ atrás. Foi instalado um farol tipo “halo” de 5,5″ num suporte feito sob medida, acompanhando o também personalizado suporte do para-lama dianteiro, ambos fabricados em aço tubular de 8 mm. Para melhorar a seu desempenho no todo-o-terreno, a distância ao solo foi elevada de 14 cm para 20 cm e o silenciador e coletor de escape foram reposicionados.2016_YAM_XSR700BUNKERS_EU_CUSTOM_STU_008

O sistema de escape foi feito à mão em aço inoxidável e incorpora um conversor catalítico Akrapovič no local de união entre o silenciador e o coletor 2 em 1. A Bunker Customs adicionou vários acessórios genuínos da Yamaha à construção, incluindo as manetes da embreagem e do freio, pedaleiras e outros detalhes. O acabamento da moto foi realizado utilizando um estilo gráfico simples e discreto inspirado nos anos 80. E aí, o que você achou desta joia rara?Separador_2

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.