A Yamaha divulgou um recall ontem (16/5) para seu modelo XTZ 150 Crosser, no qual informa que deverá trocar o chassi de praticamente todas as motocicletas deste modelo fabricadas, um total de 46.196 unidades. A Yamaha percebeu o problema porque houve um caso onde ocorreu o rompimento – um acidente sem vítimas – do chassi.Recall_Crosser

O comunicado da empresa explica que o rompimento pode se dar em condições de extremo esforço. “Tivemos apenas um caso com o problema, mas dadas as condições peculiares de uso das motocicletas no Brasil, onde em muitos locais os consumidores utilizam a motocicleta com sobrecarga, a empresa decidiu efetivar a troca de todos os chassi do modelo”, informou Tiago Toricelli, assessor de imprensa da Yamaha no Brasil. Leia a integra do comunicado a seguir.

“A Yamaha Motor da Amazônia Ltda. convoca os proprietários das motocicletas XTZ150 CROSSER, modelo 2015, conforme numeração de chassis abaixo, para agendar numa concessionária autorizada a substituição gratuita do chassi.

XTZ 150 Crosser ED, 2015, chassi  9C6DG2510F0000101  até   9C6DG2510F0037696

XTZ 150 Crosser E 2015, chassi  9C6DG2520F0000101  até   9C6DG2520F0008800

Foi identificado que, em determinadas situações de uso frequente da motocicleta, em pisos irregulares com trepidação constante, pode ocorrer uma concentração de tensão no reforço do tubo dianteiro inferior, acima dos limites projetados para o componente. Nessa hipótese, podem ocorrer trincas na peça e, em casos extremos, o seu rompimento, acarretando perda da estabilidade e risco de acidente com queda e lesões aos usuários. Tempo médio de atendimento: 8 horas para substituição do chassi.

Para informações adicionais, consulte o site www.yamaha-motor.com.br ou ligue para 0800774 3738, no horário comercial.”

O processo de troca do chassi seguirá um ritual delicado e demorado, pois implica em marcação de um novo chassi na fábrica. Assim, a Yamaha solicita que todos os consumidores façam o contato com a concessionária para marcar a data da troca e informar o número do chassi. “A numeração do chassi será enviada para a fábrica, que marcará novos chassi e enviará para cada concessionária. O consumidor não precisará trocar a documentação porque não haverá troca de numeração”, informa Toricelli.

Ele informou ainda que, dependendo da cidade, o Detran permite a lacração ser feita na concessionária e neste caso não haverá problema adicional ao consumidor. “Porém, nas cidades onde não se faz lacração fora do Detran, o consumidor terá que ir fazer uma nova lacração e a Yamaha pagará todas as despesas”, finaliza.Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.