Publicidade

Se você é um fã de motovelocidade, deve se lembrar da Aprilia RS 250. E se curte motos 2T também. O modelo foi lançado em 1995, numa homenagem ao piloto italiano Loris Reggiani, ano em que teve apenas 500 unidades produzidas. E uma delas está à venda.

Veja também:

Aprilia RS250 Loris Reggiani Racing Replica está à venda – e custa menos que uma esportiva ‘convencional’

Aprilia RS 250: um foquete de 249 cm³

Mesmo quase 30 ansos depois de sua chegada ao mercado, a ficha técnica da Aprilia RS 250 ainda impressiona. Movida por um pequeno motor de 249 cm³, ela entrega 72 cv de potência máxima a 11.900 rpm e 4,5 kgf.m de torque a 10.750. Como pesa apenas 140 kg a seco, seu top speed fica logo acima dos 200 km/h. Velocidade real, claro. No painel, são cerca de 220 km/h.

Publicidade

É uma verdadeira moto de pista, mas homologada para estradas. Com apenas 140 kg e 249 cm³, produz 72 cv, acelera até perto dos 14 mil rpm e top speed acima dos 200 km/h

O segredo por trás destes números é, entre outras coisas, seu propulsor. É um dois tempos, com dois cilindros em V, arrefecimento a líquido e uma elevada taxa de compressão, de 13.2:1. Ele foi desenvolvido numa parceria entre Aprilia, Benelli e Suzuki.

Construção tem materiais nobres, como alumínio, magnésio e titânio. Isso sem falar no design…

Mas o projeto ainda tem outro trunfos. A Aprilia RS tem chassi em alumínio e magnéssio, a fim de garantir economia de peso. Em nome da resistência, o motor faz parte da estrutura do chassi. Ainda há componentes em titânio. Os freios são da Brembo, com disco duplo na dianteira e simples atrás.

Publicidade

Painel digital ao lado do contagiros que marca 14 mil rotações por minuto

A tecnologia ainda segue com painel digital e suspensão dianteira invertida. Na traseira, há o sistema ajustável Aprilia Progressive System (APS). Lembrando que estamos falando de uma moto ano 1995.

Aprilia RS 250 à venda

A unidade da Aprilia RS 250 em questão está disponível em um leilão online e tem algumas modificações. Entre elas, o aumento no deslocamento do motor, que passou a ser de 380 cm³. Além disso, as suspensões vieram de uma RS 250 de competição, foi instalado escapamento esportivo e ganhou um velocímetro GPS.

Esta rara Aprilia RS 250 à venda é uma verdadeira obra de arte

Publicidade

Interessado? O lance atual é de 15 mil dólares, algo na casa dos R$ 78 mil. Pode parecer bastante… mas de que outra forma você terá uma 250 de corrida homologada para pistas na garagem? O link do leilão está aqui – e boa sorte.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza